Olá, tudo bem? Revendo algumas resposta sobre o mesmo tópico, optei por diretamente as resposta aqui para evitar o erro do link do Notion.
Experiência é o que é sentido ao passar por determinada situação ou ao utilizar algo. Por exemplo, vai do que você sente em relação ao restaurante (como atendimento e sensação que o ambiente lhe traz) a comida (se é bom, se é ruim, temperatura etc.). Sentimentos ruins configuram experiências ruins, enquanto sentimentos bons configuram boas experiências;
Pessoa usuária é quem vai usufruir do produto ou serviço. Isso pode incluir o gamer que joga um jogo, a pessoa que vai assistir a um filme no cinema, o aluno na escola, o bebê no pediatra ou até mesmo um sistema que depende da função de outro para uma atividade;
A diferença entre usuário e cliente é a seguinte: o usuário é quem usufrui do serviço ou produto, enquanto o cliente é quem paga pelo serviço ou produto. Por exemplo, considerando o contexto de um serviço pago, os responsáveis que pagam são os clientes, mas o usuário é o bebê, pois é quem vai ser atendido e usufruirá do serviço. No entanto, se fosse uma outra modalidade onde a pessoa pague diretamente pela consulta e seja a mesma que passa pela consulta, ela se configura como usuária e cliente simultaneamente;
A experiência da pessoa usuária engloba tudo o que ela sente ao usufruir de um serviço ou produto. Para a área de UX (User Experience), isso vai desde razões cognitivas até psicológicas e emocionais, abrangendo todo o percurso desde o início até o fim que impacta a experiência como um todo.
Esteja livre para sugerir mudanças em casos de erros, por favor, ou outras explicações e exemplos.