Para o primeiro projeto eu decidi usar ferramentas diferentes:
Pedi uma pesquisa inicial sobre o tema na Perplexity
Ficou um poco resumido, mas ela forneceu algumas fontes interessantes que serviram para implementar o contexto do prompt principal.
Depois tentei utilizar a pesquisa inicial para produzir o artigo no ChatGPT usando o seguinte prompt:
Quero que você produza um post sobre o tema "Meios não tradicionais de geração de energia renovável". Esse post deve ter o formato adequado para ser publicado no meu LinkedIn pessoal e utilizar a hashtag #IAnaAlura. Siga as instruções abaixo:
Pesquise sobre o tema: [Aqui eu forneci o Material de contexto e o tema do artigo]
Pesquise os assuntos mais relevantes atualmente relacionados a energia renovável, e relacione o tema a esses assuntos
Mantenha um tom formal, porem descontraído e adote para o tamanho do texto, a quantidade de palavras mais adequada para um artigo do linkedin. Lembre-se de que o texto não pode ser muito raso.
Revise o texto e avalie a relevância das informações. Sinta-se livre para mudar o título e deixá-lo mais atraentes.*
Esqueci de pedir para não usar listas...
Depois de corrigir, gerou um texto bem sem graça, mas seguindo tudo que eu havia pedido.
Geralmente, quando chega nesse ponto eu prefiro abandonar a tentativa e começar novamente.
Recorri ao Gemini fornecendo o texto produzido pelo GPT acompanhado do seguinte prompt:
Eu produzi o seguinte texto para um artigo do meu linkedin:
Eu gostaria de deixá-lo mais interessante. Desenvolva os parágrafos e tente conectá-los melhor.
Eu não consumo muito o conteúdo do Linkedin, mas acho que, apesar de resumido, o resultado foi até bem satisfatório:
Além do Sol e do Vento: A Próxima Fronteira da Energia Renovável
E se a solução para um futuro 100% renovável não estivesse apenas no sol que brilha sobre nós ou no vento que sopra em nossas planícies? Embora a energia solar e a eólica sejam, sem dúvida, os motores da transição energética global, a verdadeira resiliência do nosso planeta exige que ousemos olhar além. Existe um universo de inovações energéticas menos convencionais, prontas para complementar as fontes que já conhecemos, diversificar nossa matriz e redefinir o que significa gerar energia limpa.
Mergulhando na Força dos Oceanos
Vamos começar pelo imenso poder das águas. A energia maremotriz, que transforma a força colossal das marés em eletricidade, encontra no Brasil um cenário de potencial extraordinário. O litoral norte, em especial nos estados do Amapá, Pará e Maranhão, apresenta condições ideais que já estão no radar de pesquisadores, como os da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O desafio é transformar esse potencial em realidade, e o sucesso colocaria o país na vanguarda global. Ao lado dela, a energia ondomotriz, que capta o movimento incessante das ondas, desenha outra promessa para nossas costas, mostrando que o mar pode ser uma fonte inesgotável não apenas de recursos, mas também de energia.
Reinventando o Asfalto: As Estradas que Geram Energia
Se os oceanos guardam um potencial imenso, nossas cidades e estradas também escondem uma oportunidade revolucionária: as rodovias solares. A ideia é tão simples quanto genial: transformar quilômetros de asfalto e margens de estradas em usinas fotovoltaicas, aproveitando uma infraestrutura que já existe. Estudos internacionais são categóricos: implementada em larga escala, essa tecnologia poderia suprir uma fatia gigantesca da demanda elétrica global. No Brasil, já vemos os primeiros sinais dessa revolução, com concessionárias utilizando painéis solares para alimentar a iluminação e as praças de pedágio, um vislumbre prático de um futuro onde nossas estradas não apenas nos levam a lugares, mas também energizam nossas vidas.
Hidrogênio Verde: O Vetor da Descarbonização Profunda
Mas a transição energética não se resolve apenas gerando eletricidade para a rede. Como descarbonizar setores de alta demanda, como a indústria pesada e o transporte marítimo? A resposta pode estar no hidrogênio renovável (H2V). Produzido a partir da eletrólise da água usando fontes limpas, ele atua como um vetor energético versátil e poderoso. O H2V é a peça-chave que faltava para viabilizar a descarbonização em áreas onde a eletrificação direta é complexa, e o Brasil, com sua abundância de recursos renováveis, está posicionado de forma estratégica para liderar essa nova economia.
[...]
Conclusão: Diversificar Hoje para Garantir o Amanhã
A mensagem é clara: depender apenas de duas ou três fontes de energia, por mais eficientes que sejam, nos torna vulneráveis. A verdadeira sustentabilidade reside na diversidade. Fontes como a maremotriz, as rodovias solares e o hidrogênio verde não são apenas alternativas; são peças complementares que trazem resiliência, constância e novas possibilidades de desenvolvimento regional.