Alguém poderia me ajudar enviando exercícios em relação a POO? Gostaria de melhorar na relação com objetos pois sei que é importante para o meio profissional.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém poderia me ajudar enviando exercícios em relação a POO? Gostaria de melhorar na relação com objetos pois sei que é importante para o meio profissional.
Olá, Alexandre! Como vai?
Isso é ótimo, pois a prática é uma das melhores formas de se aprofundar em um conceito. Considerando o contexto da aula que você está estudando, que é sobre herança de classes, eu sugiro um exercício prático:
Crie uma classe chamada Animal com as propriedades nome e tipo (por exemplo, mamífero, réptil, ave, etc.), e um método chamado falar que retorna a frase "Eu sou um animal".
Crie uma classe Cachorro que herda da classe Animal. Adicione a propriedade raca a esta classe. Sobrescreva o método falar para que ele retorne "Au au!".
Crie uma classe Gato que também herda de Animal. Adicione a propriedade cor a esta classe. Sobrescreva o método falar para que ele retorne "Miau!".
Crie instâncias das classes Cachorro e Gato, e teste o método falar de cada uma.
Este exercício vai te ajudar a entender como a herança funciona em JavaScript, e como você pode sobrescrever métodos de uma superclasse em suas subclasses. Além disso, recomendo que pesquise plataformas online que contenham desafios, como, por exemplo, o Codewars.
Espero ter ajudado e bons estudos!