Eu ainda não conheci as utilizações do modelo de dados/power pivot. Quero aprofundar mais meus estudos nessa área!!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu ainda não conheci as utilizações do modelo de dados/power pivot. Quero aprofundar mais meus estudos nessa área!!
Olá, Rafaela! Como vai?
Que ótimo que você quer aprofundar os estudos nessa área tão importante da análise de dados! O Modelo de Dados e o Power Pivot são recursos que muitos estudantes ainda não conheceram em sua totalidade, e explorar essas utilizações pode transformar completamente a forma como você trabalha com informações no Excel.
O Power Pivot permite ir muito além das tabelas dinâmicas comuns. Com ele, é possível relacionar tabelas diferentes, como tabelas de produtos, vendas e vendedores, criando conexões inteligentes entre elas. Esse modelo de dados integrado facilita a criação de relatórios mais completos e análises mais robustas, sem a necessidade de duplicar informações ou usar fórmulas complexas para cruzar dados manualmente.
Uma dica para seus exercícios e projetos práticos é começar com bases simples e separadas, criando relações entre elas no Modelo de Dados. Essa prática ajuda a consolidar o aprendizado de forma gradual e bastante eficiente. A segmentação de dados também se torna muito mais poderosa quando combinada com essas ferramentas, pois permite filtrar informações conectadas de maneira visual e intuitiva.
Continue praticando com consistência e conte com o apoio do Fórum em toda a sua jornada de aprendizado. Bons estudos!
Você já tentou criar alguma relação entre tabelas no Modelo de Dados ou esse será seu primeiro contato com esse recurso?