Analisei a tela inicial de três aplicativos de compras: Dafiti, Marisa, Renner. Escolhi três apps para comparar e verificar os padrões dessa tela.
Um padrão que se repetiu nos três aplicativos, na mesma posição da tela (embora com imagens e textos diferentes):
- ícone de início (no “rodapé”, do lado esquerdo) ;
- ícone de perfil/conta (no “rodapé”, do lado direito);
- ícone da sacola de compras (no “cabeçalho” do lado direito);
- ferramenta de busca estava no topo da tela;
- banner promocional da data 11/11 (no centro da página).
O ícone de favoritos apareceu nos três aplicativos, mas no app da Dafiti não estava posicionado ao lado da sacola de compras como nos outros.
Percebi que as principais funcionalidades do site, provavelmente as mais utilizadas, como “início”, “sacola de compras” e “conta”, estavam no mesmo lugar, o que proporciona uma navegação mais intuitiva e cometer menos erros para executar as tarefas nessas seções.
Reparei que também há um ícone para acessar as categorias em todos, mas na Dafiti as categorias não se apresentam no formato de galeria como nas outras duas lojas. Apresentar as categorias da loja no formato galeria, como um menu com imagens que ilustram as mesmas, me pareceu um facilitador na tarefa de buscar um produto porque deixou a consulta mais clara do que apenas uma lista textual. Acredito que pode se tornar um novo padrão para apps de e-commerce.