1
resposta

[Projeto] Exercício

Quando chego em casa cansada depois de um dia cheio de trabalho, muitas vezes não tenho energia nem tempo para cozinhar. Nesses momentos, o que eu realmente quero é conseguir pedir uma comida pronta, que chegue rápido, quentinha e sem complicações. Essa é a minha necessidade funcional: resolver minha fome de forma prática e eficiente.

Mas não é só isso. Emocionalmente, eu quero evitar o estresse de ter que pensar em cozinhar ou sair para comprar algo. Quero simplesmente relaxar, descansar e cuidar de mim. Também existe uma dimensão social envolvida: ao usar um aplicativo moderno de entrega, me sinto uma pessoa prática, conectada com a tecnologia e com o ritmo da vida atual.

Apesar disso, às vezes me frustro com atrasos, comidas que chegam frias ou mal embaladas, ou ainda com os altos custos de entrega. Por isso, vejo que seria ótimo se o app oferecesse mais opções saudáveis, um plano com frete grátis para quem pede com frequência.

No fundo, eu não estou apenas pedindo comida — estou buscando conforto, praticidade e um momento de tranquilidade. Quero sentir que estou no controle do meu tempo e que posso cuidar de mim sem abrir mão da qualidade e da eficiência.

1 resposta

Oii, Meilyn.

Agradeço por compartilhar.

Seu exemplo foi muito bem construído, mostrando com clareza as camadas da necessidade, funcional, emocional e social. Você conectou bem o conteúdo da aula com uma situação do dia a dia, o que torna sua análise ainda mais relevante.

Dica: Para complementar esse tema, recomendo o artigo Jornada do cliente: o que é e como mapeá-la para aumentar a conversão. Ele mostra como identificar pontos de contato e melhorar a experiência do consumidor em cada etapa.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!