- O que é “Experiência” e a área da “Experiência do(a) Usuário(a)”?
A experiência tem a ver com as emoções, elas podem ser boas ou ruins, como por exemplo "Esse produto atendeu minhas expectativas"(bom) ; "Me senti muito frustrada(o), prometeu muito e entregou pouco" (ruim).
No caso UX, a "experiência" é o que uma pessoa sentiu em certo momento em que viveu.
Dessa forma, segundo o Nielsen Norman Group, um dos maiores escritórios de UX Design do mundo, definimos a UX da seguinte forma:
"User experience", ou "Experiência do usuário" é a área que envolve todos os aspectos da interação da pessoa usuária final com a empresa, seus serviços e seus produtos.
- Quem são os usuários e as usuárias, e a diferença entre esse termo e a palavra cliente?
A pessoa usuária é quem usufrui de algo. Esse é um conceito muito amplo e quem será essa pessoa usuária depende muito do contexto. Ou seja, para defini-la devemos sempre analisar a quem estamos servindo.
- Usuário x cliente: ambos são parecidos quando observamos superficialmente, porém, por definição, se aplicam de formas bem diferentes: a pessoa usuária é quem usufrui do produto ou serviço, e a pessoa cliente é quem pagará por algo.