Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Projeto] [Exercício 01] Registrando no manual

  1. O que é “Experiência” e a área da “Experiência do(a) Usuário(a)”?

A experiência tem a ver com as emoções, elas podem ser boas ou ruins, como por exemplo "Esse produto atendeu minhas expectativas"(bom) ; "Me senti muito frustrada(o), prometeu muito e entregou pouco" (ruim).
No caso UX, a "experiência" é o que uma pessoa sentiu em certo momento em que viveu.

Dessa forma, segundo o Nielsen Norman Group, um dos maiores escritórios de UX Design do mundo, definimos a UX da seguinte forma:

"User experience", ou "Experiência do usuário" é a área que envolve todos os aspectos da interação da pessoa usuária final com a empresa, seus serviços e seus produtos.

  1. Quem são os usuários e as usuárias, e a diferença entre esse termo e a palavra cliente?

A pessoa usuária é quem usufrui de algo. Esse é um conceito muito amplo e quem será essa pessoa usuária depende muito do contexto. Ou seja, para defini-la devemos sempre analisar a quem estamos servindo.

  • Usuário x cliente: ambos são parecidos quando observamos superficialmente, porém, por definição, se aplicam de formas bem diferentes: a pessoa usuária é quem usufrui do produto ou serviço, e a pessoa cliente é quem pagará por algo.
1 resposta

Oi, Laís. Tudo certo?

Sua reflexão sobre o que é experiência e a área de UX está completa. E sua definição sobre a diferença entre usuário e cliente também mostra que você compreendeu bem esses conceitos iniciais.

Você mostra que está no caminho certo para aprofundar seu conhecimento na área. Continue dedicando tempo para registrar seus aprendizados.

Você pode criar exemplos práticos para cada um desses conceitos que você registrou. Pense em um aplicativo que você usa no dia a dia e identifique um ponto de UX bom e um ruim.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!