Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Exercicio 01

Organização dos dados

Eu organizei os clientes considerando três critérios principais: frequência de compra, valor das compras e processo de decisão.

O Cliente A pode ser classificado como recorrente e ágil, pois realiza cinco compras por mês, mesmo que sejam de baixo valor, e decide rapidamente. Para esse perfil, eu trabalharia com um atendimento mais rápido e ofertas de produtos complementares, buscando aumentar o valor de cada compra.

O Cliente B é um cliente estratégico de alto valor. Embora compre apenas uma vez a cada seis meses, suas compras são relevantes e dependem da aprovação da diretoria. Nesse caso, eu prepararia uma proposta mais detalhada, com informações que demonstrassem os benefícios e o retorno da negociação, além de acompanhar todas as etapas da aprovação.

O Cliente C apresenta um perfil consultivo e negociador. Ele realiza três compras por trimestre, de valor médio, negocia prazos e precisa de duas a três conferências antes de tomar a decisão. Para esse cliente, eu adotaria uma abordagem consultiva, apresentando condições comerciais claras e mantendo um acompanhamento próximo durante a negociação.

O Cliente D pode ser classificado como ocasional e imprevisível, pois realiza dez compras por ano, de pequeno valor, mas sem uma frequência definida. Para esse perfil, eu acompanharia o histórico de compras e programaria contatos periódicos para identificar novas necessidades e estimular a recorrência.

Como melhoria no processo de vendas, eu segmentaria esses clientes no CRM conforme o perfil de compra. Dessa forma, a equipe poderia definir abordagens, prioridades e acompanhamentos específicos para cada categoria, tornando as negociações mais personalizadas e assertivas.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Sheila! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você apresentou uma análise muito bem estruturada, explorou os perfis de clientes com base em frequência de compra, destacou a importância do processo de decisão para definir abordagens e ainda ressaltou o papel da segmentação no CRM para personalizar o atendimento. Essa reflexão mostra visão estratégica, atenção prática e consciência sobre como adaptar o relacionamento comercial pode aumentar a assertividade das negociações.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Automação no CRM: configurar alertas e fluxos automáticos para cada perfil de cliente.
  • Análise preditiva: usar dados históricos para antecipar necessidades e comportamentos futuros.
  • Feedback contínuo: coletar percepções dos clientes para ajustar ofertas e estratégias de abordagem.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: o que você considera mais desafiador nesse processo, alinhar as estratégias para clientes ocasionais e imprevisíveis ou manter a personalização constante para os clientes estratégicos de alto valor?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!