1
resposta

[Projeto] Exemplo Rastreamento Distribuído

Olá pessoal tudo bem? Estou postando caso alguém tenha interesse nessa parte de rastreamento distribuído. Trabalho com observabilidade e meu foco é rastreamento distribuído, no caso peguei a api da vollmed_api fiz a auto instrumentação com opentelemetry e utilizei o Grafana Tempo como backend.

Neste caso estamos utilizando auto instrumentação, que é uma otima opção para ambientes menores e não tão criticos, pois como o agent roda direto na JVM, pode aumentar os consumos da api, mas é uma otima forma de entender seu ambiente e trazer observabilidade para ele.

Caso queira reproduzir os passos do README.md que estão dentro do repo: https://github.com/igorestevanjasinski/api/tree/master

Se tiverem alguma duvida ou sugestão, fiquem à vontade de alterar a branch ou entrar em contato comigo.

Esses são os exemplos de algumas das nossas chamadas dentro do Grafana tempo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi Igor, tudo bem?

Muito legal saber sobre sua abordagem de rastreamento distribuído utilizando a API da vollmed_api e a auto instrumentação com opentelemetry. A escolha do Grafana Tempo como backend também parece ser uma decisão sólida.

É interessante notar como a auto instrumentação pode ser uma excelente opção para ambientes menores e menos críticos, proporcionando uma visão mais detalhada do ambiente com um impacto menor nos recursos. A preocupação com o aumento do consumo da API devido ao agente rodando diretamente na JVM é válida, mas é encorajador ver que você destaca essa abordagem como uma forma eficaz de trazer observabilidade para o ambiente.

Um abraço e bons estudos.