Olá, comunidade Alura.
Eu fiz um exemplo, simulando um programa que retorna um resultado aleatório de uma partida de futebol, como se fosse num site de apostas; e nesse exemplo também coloquei o aproveitamento de cada equipe, imaginando a possibilidade da pessoa mudar de ideia e querer fazer uma aposta com base nessa informação.
Vou colocar o código do programa aqui; e peço por gentileza que façam a avaliação e me digam o que acharam, se poderia ser mais prático, se poderia colocar mais instruções, etc.
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br><br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
var time_casa = prompt("Informe o nome do time da casa");
var time_visitante = prompt("Informe o nome do time visitante");
var gols_time_casa = Math.round(Math.random()*5);
var gols_time_visitante = Math.round(Math.random()*5);
mostra("O placar do jogo sorteado para a sua aposta será:");
mostra(time_casa + (" " + gols_time_casa) + " x " + (gols_time_visitante + " ") + time_visitante);
if(gols_time_casa > gols_time_visitante) {
mostra("Vitória do " + time_casa);
}
if(gols_time_casa < gols_time_visitante) {
mostra("Vitória do " + time_visitante);
}
if(gols_time_casa == gols_time_visitante) {
mostra("O jogo terminará empatado");
}
var total_jogos_time_casa = parseInt(prompt("Informe o total de jogos disputados do " + time_casa));
var total_jogos_time_visitante = parseInt(prompt("Informe o total de jogos disputados do " + time_visitante));
var total_pontos_time_casa = parseInt(prompt("Informe o total de pontos do " + time_casa));
var total_pontos_time_visitante = parseInt(prompt("Informe o total de pontos do " + time_visitante));
var perc_time_casa = Math.round((total_pontos_time_casa/(total_jogos_time_casa*3))*100);
var perc_time_visitante = Math.round((total_pontos_time_visitante/(total_jogos_time_visitante*3))*100);
mostra("<hr>" + "O aproveitamento dos dois times são:");
if(perc_time_casa > 100) {
alert("Número informado inválido");
mostra ("Algum número do " + time_casa + " foi informado errado");
} else {
mostra("O aproveitamento do " + time_casa + " no campeonato é de " + perc_time_casa + "%");
}
if(perc_time_visitante > 100) {
alert("Número informado inválido");
mostra ("Algum número do " + time_visitante + " foi informado errado");
} else {
mostra("O aproveitamento do " + time_visitante + " no campeonato é de " + perc_time_visitante + "%");
}
</script>