Como Laura ja conhece bem o dia a dia na Gatito, pois costuma passar um tempo auxiliando o pai na loja, tomaria como primeiro passo a obervação ao visitar lojas de pet shop similares em uma localidade mais próxima. Observando estrutura, precificação dos produtos, como as sessões são dispostas para clientes, observando a interação dos clientes com os atendentes.
Nas lojas com mais de um andar, observar como se da o acesso aos outros pisos, como está a acessibilidade para acessar os outros andares, o que fica em destaque em cada piso.
A partir daí, voltar a Gatito para fazer uma análise comparativa de todos os pontos citados para entender os encontros e divergências em cada um deles.
Ao visitar as outras lojas, fazer alguns questionamentos focados em porque gosta daquela loja em específico, porque compra lá, como acharam o local, e, se possível, porque ali e não na Gatito.
A fase de empatia pode ser realizada a ela mesmo ir nesses locais como uma cliente e realizar compras, interagir com os funcionários e a infraestrutura do local, falar com os demais estabelecimentos pelos pontos de atendimento sejam eles chats, ligações, aplicativos ou sites.
A partir desses dados preliminares, entender quais as semelhanças e diferenças entre as demais lojas e a Gatito e começar a traçar problemas de como essas coisas estão impactando no declínio do movimento nos últimos três meses.