0
respostas

[Projeto] Etapa de Imersão: Abordagens

Proposta: Caso você iniciasse o processo de Design Thinking para ajudar em algum desafio, quais abordagens você utilizaria? Tente documentá-las em um pequeno texto e detalhe o seu processo de descobertas.

Antes de qualquer coisa, eu avaliaria e refletiria sobre contexto da situação para identificar quais abordagens fariam sentido dentro no cenário encontrado:

• Qual a natureza do desafio? É algo pessoal, profissional ou organizacional?
  • Qual o tipo de contato que tenho dentro da situação? É um contato direto ou indireto?
  • Qual o nível de influência/abertura que possuo no contexto em questão para tomar decisões e solucionar o problema? Influência total, média ou baixa?
  • Qual o nível de conhecimento que possuo ou que as pessoas que me ajudarão possuem em relação as abordagens que podem ser aplicadas?
  • Quanto tempo possuo para realizar os levantamentos de dados e informações necessários e desenvolver a solução?
  • Quais os recursos que possuo? (tempo, dinheiro, material)

Após as reflexões nesse primeiro momento, eu daria início ao processo de Design Thinking em si escolhendo as abordagens que fariam sentido para o desafio em pauta.

Tendo em vista que a proposta aqui desenvolvida fala de "algum desafio", não sobre uma situação específica, de forma geral, eu poderia utilizar as seguintes abordagens:

1. Pesquisa (Primária: qualitativa e quantitativa; entrevista ou questionário. Secundária: dados sobre o mercado ou contexto no qual a questão está envolvida. Auditoria competitiva);
  2. Observação: no tempo proporcional ao disponível para realizar a aplicação do processo de Design Thinking;
  3. Empatia: vivenciando toda a(s) jornada(s) do usuário que fazem parte do contexto que deve ser solucionado para sentir na pele as dores sentidas pela(s) pessoa(s) que precisam da solução e entender como elas pensam, como se sentem e quais as suas necessidades.

Por fim, eu faria o registro dos dados e informações obtidas, analisaria cada um e, através de uma perspectiva holística, apresentaria os resultados da pesquisa de forma objetiva para dar início à próxima fase do processo de Design Thinking.