1
resposta

[Projeto] Etapa de Imersão

Ao abordar um desafio através do Design Thinking, eu seguiria um processo interativo, começando pela observação, seguido de pesquisas e empatia.

1. Observação
  • Focado em observar o dia a dia do usuário
  • Não disruptiva, ou seja, o participante não deve afetar diretamente na rotina do usuário
  • Possível coletar outras ideias a partir de ambientes similares ao contexto atual do usuário
  1. Pesquisas
  • Entrevistas detalhadas com usuários para explorar suas experiências, desejos e frustrações.
  • Observação em contexto para ver como os usuários interagem com o sistema ou produto atual.
  • Comparação e análise de produtos/serviços de concorrentes diretos e indiretos.
  1. Empatia
  • O objetivo dessa fase é compreender profundamente as experiências, motivações, necessidades e problemas das pessoas afetadas pelo desafio em questão. Isso envolve engajar-se diretamente com o público-alvo através de entrevistas, observações, shadowing (acompanhamento da rotina das pessoas) e outras técnicas de pesquisa qualitativa. Eu buscaria ouvir ativamente e absorver as perspectivas dos usuários sem preconceitos, para realmente entender suas experiências e sentimentos.
1 resposta

Olá, Flavia! Tudo bem?

É isso aí!!! Você tem uma ótima compreensão das etapas de observação, pesquisa e empatia no processo de Design Thinking. Isso é ótimo!

Meus parabéns pra ti!!! =D

Lembre-se, o Design Thinking é um processo flexível e adaptável, então não existe uma "receita de bolo" perfeita, certo? O mais importante é que você esteja sempre focada na pessoa usuária e disposta a adaptar suas abordagens conforme necessário.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!