1
resposta

[Projeto] Etapa de Imersão

"Caso você iniciasse o processo de Design Thinking para ajudar em algum desafio, quais abordagens você utilizaria? Tente documentá-las em um pequeno texto e detalhe o seu processo de descobertas".

Bom, gostaria de começar esse texto dizendo que atualmente curso Engenharia de Software e um dos principais motivos pelo qual decidi me aprofundar em Design Thinking é que, por ser (uma futura) engenheira, eu preciso ter a empatia de entender meu usuário + entender de fato o problema. Fiz Desenvolvimento de Software na ETEC e tô gostando muito (mesmo querendo ser fullstack, amo a parte de pesquisas, análises e tudo mais).

Bom, na etapa de imersão, depende muito do problema. Por exemplo, na minha faculdade, fizemos um trabalho referente à Smart Cities, e decidi levantar uma pesquisa para entender qual o problema que mais afetava a cidade de SP. Bom, eu gosto muito de pesquisas, de ouvir a parte do usuário então é uma das principais etapas, que, na maioria das vezes, acabo partindo dela.

Observação é algo que gosto muito de fazer, sou observadora e gosto de reparar nos mínimos detalhes. E provavelmente uniria essa etapa com a empatia, observando e me colocando no papel do cliente para realmente entender de fato qual o problema.

Outras formas que gosto muito é de, a partir dos dados levantados, gosto de fazer um brainstorm, colocando minhas ideias em uma "tempestade", deixando minha criatividade fluir, sem me julgar. Além disso, gosto de sempre documentar tudo que faço!

1 resposta

Olá Letícia, tudo bem?

Que legal saber que você está se aprofundando em Design Thinking e que está gostando bastante! Realmente, entender o usuário e o problema é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

Sobre as abordagens que você utilizaria na etapa de imersão, concordo que a pesquisa e a empatia são essenciais. É importante ouvir o usuário, entender suas necessidades e expectativas, para que possamos criar soluções que realmente atendam suas demandas.

Além disso, a observação é uma técnica muito útil para identificar problemas que muitas vezes passam despercebidos. É interessante observar o ambiente em que o usuário está inserido, suas interações com outras pessoas e objetos, para entender como ele se comporta e como podemos ajudá-lo.

O brainstorming é uma técnica muito útil para gerar ideias e soluções criativas para o problema. É importante deixar a criatividade solta, pois muitas vezes as melhores ideias surgem a partir de pensamentos aparentemente malucos.

E, como você mencionou, é fundamental documentar tudo o que é feito durante o processo de Design Thinking, para que possamos ter um registro de todas as etapas e ideias geradas.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software