1
resposta

[Projeto] Estudando Logs no Linux e começando um mini-projeto de monitoramento

Olá, pessoal!
Estou avançando no conteúdo de DevOps com foco em Linux (Ubuntu, no meu caso) e queria compartilhar aqui no fórum o que aprendi na aula sobre arquivos de log do sistema — e como isso já virou um mini-projeto pessoal que estou desenvolvendo durante o curso.

Explorando os arquivos de log

Começamos investigando dois arquivos essenciais:

/var/log/syslog

Usei o comando:

less /var/log/syslog

Ele traz uma visão geral do sistema: mensagens do kernel, atividades de usuário, hardware, eventos em geral… tudo o que está acontecendo ali por trás.

Também testei acompanhar o arquivo em tempo real com:

tail -f /var/log/syslog

É muito útil para ver imediatamente quando o sistema gera um novo evento!

/var/log/auth.log

Depois explorei o auth.log usando:

sudo less /var/log/auth.log

Esse arquivo é focado em autenticação e autorização: logins, tentativas falhas, acessos via SSH, troca de senha, etc. É mais sensível, então exige sudo e faz sentido, porque é ali que mora muita informação crítica de segurança.

Mini-projeto que comecei

Como parte do meu aprendizado, iniciei um projetinho: criar um script para monitorar o sistema usando esses arquivos de log.
A ideia é:

Ler e processar partes específicas do syslog e do auth.log

Identificar eventos importantes (erros, falhas de login, serviços reiniciando…)

Exibir essas informações de forma organizada no terminal

E futuramente, quem sabe, enviar alertas

Ainda está em construção, mas entender os logs foi o primeiro passo e já ajudou demais.

1 resposta

Oi, Julia! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei do jeito que você explicou sua exploração dos arquivos syslog e auth.log, e também da iniciativa de transformar isso em um mini-projeto. É uma forma prática de consolidar o conteúdo e entender melhor o comportamento do sistema. Continue desenvolvendo essa ideia, está indo muito bem.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!