1
resposta

[Projeto] Estou tendo um erro ao tentar executar meu projeto no android studio

This version (1.4.3) of the Compose Compiler requires Kotlin version 1.8.10 but you appear to be using Kotlin version 1.8.0 which is not known to be compatible. Please consult the Compose-Kotlin compatibility map located at https://developer.android.com/jetpack/androidx/releases/compose-kotlin to choose a compatible version pair (or suppressKotlinVersionCompatibilityCheck but don't say I didn't warn you!).

Quando tento trocar a versão no build.gradle, ele informa que não existe essa versão. O projeto estava funcionando normalmente até a aula "Criando Activity com o AS"

1 resposta

Oi Isabel, tudo bem? Essa é a uma parte 'chatinha' do Jetpack Compose, pois a cada versão nova é necessário fazer alguns ajustes nas configurações de build... Primeiro é importante compartilhar com vc a página onde nos mostra a tabela de compatibilidade de versões - https://developer.android.com/jetpack/androidx/releases/compose-kotlin

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ao avaliar a mensagem de erro, é identificado que para usar a versão do compilador 1.4.3, precisa do kotlin 1.8.10. Você pode mudar a versão do Kotlin no arquivo build.gradle do projeto, ele geralmente vai aparecer com as seguintes informações:

// Top-level build file where you can add configuration options common to all sub-projects/modules.
plugins {
    id("com.android.application") version "8.1.0" apply false
    id("org.jetbrains.kotlin.android") version "1.9.0" apply false
}

Tá vendo esse org.jetbrains.kotlin.android, ele é o plugin do Kotlin que configura a versão, basta apenas colocar uma versão compatível com a versão do compose que está utilizando, nesse caso a 1.8.10.

Se mesmo assim o problema acontece, muito provavelmente vai precisar atualizar as libs do Jetpack Compose. Se preferir, suba o seu projeto no GitHub para que eu avalie os seus arquivos de build e oriente as mudanças, ou então, se preferir, você pode tentar fazer a configuração do jetpack compose a partir do BOM https://developer.android.com/jetpack/compose/bom, uma maneira mais sucinta e prática para adicionar as dependências mais recentes.

É importante ressaltar que ao usar o BOM vai precisar se atentar à versão do compilador do Jetpack Compose e a versão do Kotlin, elas precisam ser atualizadas manualmente!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software