Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

projeto esquadro

<canvas width = "600" height = "400"></canvas> 
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');



function desenhaEsquadro(xa, ya, xc, yc, cor){


  pincel.fillStyle = "cor"
  pincel.beginPath();
  pincel.moveTo(xa, ya);
  pincel.lineTo(xc, yc)
  pincel.lineTo(xa, yc)
  pincel.fill();

  pincel.fillStyle = "white"
  pincel.beginPath()
  pincel.moveTo(xa * 2, ya * 3.5)
  pincel.lineTo(xa * 2, ya * 7)
  pincel.lineTo(xa * 5.5 , ya * 7)
  pincel.fill();

}

desenhaEsquadro(50, 50, 400, 400, 'black')
</script>

o resultado foi o mesmo , entretanto eu não entendi a resolução proposta O código completo é:

// mais especificamente a parte de dentro do esquadro , como 6 * xa , isso daria cerca de 300 e como o vértice de dentro do esquadro poderia ser 300 , isso estaria quase fora do canvas , não faz sentido , até tem um (ya + 6 * yc) , isso daria tambem um resultado absurdo

2 respostas

Fala Jorge, eu tinha pesquisado sobre isso quando vi a resolução. O professor fez essa conta por questões de proporcionalidade e dinamismo, tente alterar os valores da invocação da sua função desenhaEsquadro() e veja se o esquadro ainda continua sendo formado corretamente.

No artigo abaixo a monitora explica melhor:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-esquadro-242625

solução!

creio que não se aplique a mesma resposta ao meu código já que se alterar a medida de 1 altera os 2 mantendo o mesmo padrão, exatamente como o do instrutor , entretanto eu calculei com a proporção entre eles observe que em : pincel.fillStyle = "white" pincel.beginPath() pincel.moveTo(xa * 2, ya * 3.5) pincel.lineTo(xa * 2, ya * 7) pincel.lineTo(xa * 5.5 , ya * 7) pincel.fill();

no moveTo o xa==50 é multiplicado por 2 dando 100 assim como no do instrutor que ele pega a razão de xa * 6 + xc sendo xc==300 , eu não tinha entendido antes pois não tinha visto antes o "/" então me confundi quando deu 700 então pensei :" mas isso fica fora do canvas como pode dar certo" kkkk mas muito obrigado , sua resposta me levou a resposta por mais bobo que seja