Olá, Karine! Tudo bom?
Você está fazendo uma conexão interessante entre os conceitos que aprendeu no treinamento e o que está sendo discutido na aula sobre esforço mental e os sistemas ascendente e descendente.
A comparação que você fez com o mapa conceitual é bastante apropriada. No mapa conceitual, começamos com conceitos gerais e depois nos aprofundamos nos conceitos mais específicos. Isso é semelhante ao funcionamento dos sistemas ascendente e descendente.
O sistema ascendente é como a visão geral que temos ao iniciar um mapa conceitual. Ele é multitarefa e acompanha uma profusão de informações em paralelo. Assim como quando começamos a desenhar nosso mapa conceitual, temos uma visão geral do assunto, mas ainda não entramos em detalhes.
Por outro lado, o sistema descendente é como quando começamos a nos aprofundar nos conceitos mais específicos do mapa conceitual. Ele leva mais tempo para deliberar sobre o que lhe é apresentado, avaliando uma coisa de cada vez e aplicando análises mais ponderadas.
Por exemplo, se você estiver trabalhando em um projeto de software, o sistema ascendente pode ajudá-lo a ter uma visão geral do projeto, enquanto o sistema descendente pode ajudá-lo a se concentrar em detalhes específicos, como a implementação de uma funcionalidade específica.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Se esta resposta te ajudou, por favor,
marque como solução ✓. Bons estudos.