Eu sempre tento escutar as pessoas, evito as interromper em seu raciocinio, apenas espero a minha vez de falar. Mas quando discordamos de algo, costumo interromper para falar as minhas ideias, mas sempre tento evitar fazer isso.
Eu sempre tento escutar as pessoas, evito as interromper em seu raciocinio, apenas espero a minha vez de falar. Mas quando discordamos de algo, costumo interromper para falar as minhas ideias, mas sempre tento evitar fazer isso.
Olá, Eduarda. Como vai?
É muito interessante a sua percepção sobre o seu próprio comportamento. O que você descreveu é um desafio comum para muitas pessoas: a transição entre apenas esperar a vez de falar e realmente praticar a escuta ativa.
Quando discordamos de algo, nosso cérebro tende a entrar em um estado de alerta, priorizando a defesa de nossos próprios argumentos. Isso é o que chamamos de escuta reativa. Quando interrompemos, passamos a mensagem implícita de que a nossa ideia é mais importante do que terminar de entender o ponto de vista do outro.
Para agregar valor ao seu aprendizado, deixo algumas sugestões práticas de como melhorar a escutatória, especialmente em momentos de divergência:
A boa comunicação não nasce da ausência de conflitos, mas sim da forma como gerenciamos essas discordâncias. O fato de você já identificar que costuma interromper e tentar evitar isso é o primeiro passo do autoconhecimento, que é a base da inteligência emocional.
Continue praticando esses exercícios de silêncio consciente. Com o tempo, você perceberá que ouvir o argumento completo do outro, mesmo discordando, te dá ainda mais subsídios para formular uma resposta mais assertiva e convincente.
Espero que possa ter lhe ajudado!
É algo muito interessante a se fazer. Parabéns pela iniciativa!
É fundamental termos em mente que nem sempre vamos concordar uns com os outros, e está tudo bem (estranho seria se todos pensassem igual a todo momento). Para mim, particularmente, o melhor é sempre buscar evoluir na escuta de outras opiniões.
Eu mesma, sempre que me deparo com alguém que pensa diferente de mim, paro para escutar o que leva aquela pessoa à tal conclusão e tento encontrar uma lógica por trás daquilo, que seja possível ser traduzida para os meus próprios pensamentos. Às vezes falho com este método, mas na maior parte do tempo, ele é eficaz para mim.
Isso também se encaixa no quanto as pessoas estão abertas à novas opiniões. É algo que eu valorizo e sempre tento melhorar em mim mesma.