2
respostas

[Projeto] Escuta

Eu sempre tento escutar as pessoas, evito as interromper em seu raciocinio, apenas espero a minha vez de falar. Mas quando discordamos de algo, costumo interromper para falar as minhas ideias, mas sempre tento evitar fazer isso.

2 respostas

Olá, Eduarda. Como vai?

É muito interessante a sua percepção sobre o seu próprio comportamento. O que você descreveu é um desafio comum para muitas pessoas: a transição entre apenas esperar a vez de falar e realmente praticar a escuta ativa.

Quando discordamos de algo, nosso cérebro tende a entrar em um estado de alerta, priorizando a defesa de nossos próprios argumentos. Isso é o que chamamos de escuta reativa. Quando interrompemos, passamos a mensagem implícita de que a nossa ideia é mais importante do que terminar de entender o ponto de vista do outro.

Para agregar valor ao seu aprendizado, deixo algumas sugestões práticas de como melhorar a escutatória, especialmente em momentos de divergência:

• Validação antes da Resposta: Antes de expor sua ideia contrária, tente resumir o que a outra pessoa disse. Você pode usar frases como: Deixa eu ver se entendi seu ponto, você acredita que.... Isso garante que você realmente ouviu e faz com que a outra pessoa se sinta respeitada, diminuindo a resistência dela quando você apresentar sua discordância.
  • Substitua o Mas pelo E: Frequentemente, quando discordamos, começamos nossa frase com um Mas.... Essa palavra tende a anular tudo o que foi dito antes. Experimente usar o E. Por exemplo: Entendo sua preocupação com o prazo e acredito que também precisamos olhar para a qualidade técnica. Isso cria uma construção de ideias em vez de um confronto.
  • Pausa Estratégica: Quando sentir o impulso de interromper, tente fazer uma respiração profunda. Esse pequeno intervalo de tempo ajuda o seu cérebro a sair do modo reativo e voltar para o modo racional.

A boa comunicação não nasce da ausência de conflitos, mas sim da forma como gerenciamos essas discordâncias. O fato de você já identificar que costuma interromper e tentar evitar isso é o primeiro passo do autoconhecimento, que é a base da inteligência emocional.

Continue praticando esses exercícios de silêncio consciente. Com o tempo, você perceberá que ouvir o argumento completo do outro, mesmo discordando, te dá ainda mais subsídios para formular uma resposta mais assertiva e convincente.

Espero que possa ter lhe ajudado!

É algo muito interessante a se fazer. Parabéns pela iniciativa!

É fundamental termos em mente que nem sempre vamos concordar uns com os outros, e está tudo bem (estranho seria se todos pensassem igual a todo momento). Para mim, particularmente, o melhor é sempre buscar evoluir na escuta de outras opiniões.

Eu mesma, sempre que me deparo com alguém que pensa diferente de mim, paro para escutar o que leva aquela pessoa à tal conclusão e tento encontrar uma lógica por trás daquilo, que seja possível ser traduzida para os meus próprios pensamentos. Às vezes falho com este método, mas na maior parte do tempo, ele é eficaz para mim.

Isso também se encaixa no quanto as pessoas estão abertas à novas opiniões. É algo que eu valorizo e sempre tento melhorar em mim mesma.