Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Ensinar para Aprender

Fiquei tão empolgado com as primeiras aulas desse curso sobre Ikigai e o gráfico de Desafio x Competência que sai falando para todos os meus familiares e colegas de trabalho. Isso foi tão bom, que o conhecimento ficou extremamente fixo na minha mente. Usei tantos exemplos de Ikigai que me sinto confiante de falar sobre o propósito de vida para qualquer pessoa. Estou inclusive pensando em fazer uma palestra sobre isso para os estudantes do ensino médio que frequentam o projeto "Quartas de Freepelô" no qual sou apenas o fotógrafo. Gostaria que todos os jovens tivessem a oportunidade de refletir sobre isto antes de escolherem algum curso universitário ou carreira.

1 resposta
solução!

Olá, Guilherme! Como vai?

Ensinar é realmente uma das melhores formas de consolidar o conhecimento, e sua ideia de fazer uma palestra para os estudantes do ensino médio é fantástica!

No contexto do seu curso, você está explorando diferentes formatos de aprendizagem, e parece que você já encontrou um método que funciona bem para você: ensinar aos outros. Isso se encaixa perfeitamente na pirâmide de aprendizagem de William Glasser, onde ensinar a outras pessoas é uma das formas mais eficazes de retenção de conhecimento.

Ao preparar sua palestra, você pode combinar diferentes formatos de aprendizagem para alcançar mais estudantes. Por exemplo, você pode usar slides visuais para explicar o conceito de Ikigai, contar histórias ou exemplos pessoais para engajar os alunos auditivos, e talvez até propor uma atividade prática para os alunos cinestésicos, como um exercício de reflexão sobre seus próprios propósitos de vida.

A combinação desses métodos não só ajudará os estudantes a entenderem melhor o conceito, mas também tornará sua apresentação mais dinâmica e inclusiva para diferentes estilos de aprendizagem.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)