1
resposta

[Projeto] Efetuar buscas e integração de dados que tenham intersecção de resultados

No andamento de um projeto eu tenho inumeras etapas que são executadas em ferramentas distintas, ambas não tem nenhum tipo de conexão, mas o resultado consiste do sucesso da entrega apontada nas ferramentas.
Atualmente é utilizado uma planilha para efetuar esta consolidação, mas estou buscando uma forma da IA efetuar este tipo de tarefa, sem que seja necessário um grande investimento para que façamos os vínculos das ferramentas utilizadas atualmente. isso é possível?

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Ricardo! Tudo bem?

Sua pergunta é excelente, é um desafio até comum nas empresas. No seu caso, acredito sim, que dá para automatizar esse processo sem precisar investir muito ou criar integrações complexas.

O que você descreveu se encaixa perfeitamente no universo da Automação de Processos (RPA) e das plataformas Low-Code/No-Code, como Zapier, Make e Microsoft Power Automate. Essas ferramentas funcionam como pontes inteligentes, conectando aplicativos que normalmente não se comunicam. Com elas, é possível criar fluxos automáticos que buscam dados de diferentes fontes, consolida tudo em uma planilha (como o Google Sheets) e até aplicam regras com apoio de IA, por exemplo: se uma ferramenta indicar “Sucesso” e outra “Entregue”, o sistema pode marcar automaticamente o status final como “OK”.

Muitas dessas plataformas têm planos gratuitos ou de baixo custo, e aqui na Alura há cursos que mostram exatamente como colocar isso em prática. Um ótimo ponto de partida é o curso RPA: automatize processos com ferramentas No/Low Code, que ensina a extrair dados e criar robôs para integrar planilhas, e-mails e ferramentas. Se quiser algo mais direto, o curso Zapier: integrando apps para otimizar tarefas mostra como montar automações sem código com gatilhos e ações. Já o Power Automate: criando fluxos de trabalho automatizados e otimizando rotinas é ideal para quem já usa o ecossistema Microsoft e quer integrar Teams, Outlook e Forms em um único fluxo.

Com esse conhecimento, você ganha autonomia para configurar automações poderosas, sem depender de código nem de grandes investimentos.

Recomendo que explore esses conteúdos e espero que eu tenha te ajudado. Recomendo deixar no radar o estudo do N8N.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade