2
respostas

[Projeto] Duvidas sobre qual ferramenta utilizar

Olá pessoal tudo bem? Meu nome é Matheus e sou novo aqui na Alura, gostaria de uma ajuda, não é meu primeiro contato com programação como faço faculdade de engenharia da computação tenho bastante domínio sobre Python principalmente, indo direto ao assunto estava precisando de um curso aqui na plataforma sobre extração de dados na web provavelmente utilizando a biblioteca beautiful soup e pandas para manipulação porém não encontrei nenhum especifico para isso, alguém tem alguma recomendação????

Ideia de projeto:

Extrair dados da web, são produtos de construção vendidos pelo Mercado livre então precisaria organiza-los por N° do pedido, SKU do produto, NCM, Quantidade, Preço unitário, preço total. Depois desses dados serem extraídos e organizados precisaria emitir um NF-e como a empresa tem 2 CNPJ diferentes e esses dois tem duas naturezas de operação diferentes precisaria organiza-los e separar para emitir um sinal ao ERP para emitir a nota.

Aceito mais sugestões mas por enquanto pensei em fazer assim.

2 respostas

Oi Matheus,

Tem o Curso: Scraping com Python: coleta de dados na web

Aqui estão algumas recomendações práticas para te ajudar a implementar a sua ideia:

1. Extração de Dados: Você pode usar a biblioteca Beautiful Soup para fazer scraping no Mercado Livre. Um exemplo básico de uso seria:

import requests
    from bs4 import BeautifulSoup

url = 'URL_DO_PRODUTO_NO_MERCADO_LIVRE'
    response = requests.get(url)
    soup = BeautifulSoup(response.text, 'html.parser')

# Exemplo de extração de dados
    produto_nome = soup.find('h1', class_='ui-pdp-title').text
    preco = soup.find('span', class_='price-tag-fraction').text

2. Manipulação de Dados: Após coletar os dados, você pode usar o Pandas para organizá-los. Um exemplo de como criar um DataFrame:

import pandas as pd

dados = {
        'Nº do Pedido': [1, 2],  # Exemplo de dados
        'SKU': ['SKU1', 'SKU2'],
        'NCM': ['NCM1', 'NCM2'],
        'Quantidade': [10, 5],
        'Preço Unitário': [20.0, 35.0],
        'Preço Total': [200.0, 175.0]
    }
    df = pd.DataFrame(dados)

3. Emissão de NF-e: Para emissão de notas fiscais, você pode integrar com um ERP que suporte a geração de NF-e a partir de dados estruturados. Verifique a documentação do seu ERP para saber como enviar os dados corretamente.

Por fim, sempre valide as informações coletadas e esteja atento às políticas de scraping do site. Boa sorte com seu projeto!

tux matrix    Caso este post o tenha ajudado, por favor, marcar como solucionado ☑️. Bons Estudos! 🤓

Muito obrigado pela sua resposta isso vai me ajudar muito a ter um ponta pé inicial. Uma outra duvida o Python seria a melhor linguagem para se utilizar? Ou você me recomendaria outra? Como estou em fase de pesquisa nesse projeto estou analisando vários jeitos de se fazer e apresentar para a empresa a qual melhor se encaixar na proposta.