1
resposta

[Projeto] Dúvida sobre projetos

Olá! Eu gostaria de estudar o que estou aprendendo aqui, criando a persona para um outro projeto. No caso da tripideias, eles já tinham um serviço a oferecer (pacotes de viagens personalizados) e descobriram de fato um problema, através da pesquisa de mercado e Matriz CSD. No meu caso, que estou buscando resolver um problema, por onde posso começar? Crio uma empresa ficticia, olho aplicativos de meu interesse e analiso os comentários para procurar uma dor latente? É sempre nessa parte de explorar que eu fico confusa!

1 resposta

Oii.

Que ótimo que você está se aprofundando no estudo de personas! Criar uma persona é uma etapa fundamental para entender melhor o público-alvo e suas necessidades. Vamos lá, vou te ajudar com algumas dicas práticas.

Você pode começar identificando o problema ou necessidade, antes de criar uma persona, é importante entender qual problema você deseja resolver. Você pode começar observando seu entorno ou pensando em algo que te incomoda e que você gostaria de melhorar. Isso pode ser algo que você já vivenciou ou algo que percebe em outras pessoas.

Assim como no exemplo da Tripideias, realizar uma pesquisa de mercado pode te ajudar a entender melhor o contexto e as necessidades do público. Você pode analisar aplicativos ou serviços existentes e ver os comentários dos usuários para identificar dores e desejos comuns. Criar uma empresa fictícia pode ser uma ótima maneira de contextualizar seu projeto. Pense em quais serviços ou produtos essa empresa poderia oferecer para resolver o problema que você identificou.

Daí com base nas informações que você coletou, comece a construir sua persona. Pense em quem seria o usuário ideal do seu serviço ou produto. Considere dados demográficos, comportamentais, motivações, desafios e objetivos. Por exemplo, se você está criando um aplicativo de viagens, sua persona pode ser um jovem profissional que busca experiências culturais autênticas e personalizadas.

Depois criar sua persona, é importante validar suas suposições. Isso pode ser feito através de entrevistas ou questionários com pessoas que se encaixam no perfil que você criou. Este feedback é essencial para ajustar e refinar sua persona.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!