2
respostas

[Projeto] Dúvida de aplicação do conhecimento do curso

Olá, pessoal, tudo bem?

Estou fazendo uma visualização de dados no Looker Studio, usando o Google Search Console. Entre os dados cedidos pelo Google Search Console, eu tenho o campo “Average Position”, que informa qual a posição média para cada palavra o meu site está indexando resultados orgânicos no Google. Dessa forma, eu gostaria de criar uma função para o Looker Studio que me ajude a classificar em um gráfico as informações desse campo. Assim, eu gostaria de classificar:

  • Quantas palavras-chave eu teria nas posições 1,2 e 3, ou seja, Top 3;
  • Quantas palavras-chave eu teria nas posições 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, ou seja, Top 4-10;
  • Quantas palavras-chave eu teria nas posições 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20, ou seja, Top 11-20:
  • Seguindo a mesma lógica, eu gostaria de saber quantas palavras-chave eu teria nas posições Top 21-50 e Top 51-100;

Poderia me orientar como construir essa função a partir do conteúdo do curso?

2 respostas

Oi!

Para criar essa função no Looker Studio, você pode fazer uso das funções de agregação e filtros disponíveis na ferramenta. Vou apresentar um exemplo de como construir essa função com base no conteúdo do curso.

Suponha que o seu modelo de dados no Looker Studio possua uma dimensão chamada "Palavra-chave" e uma métrica chamada "Average Position". Para cada uma das classificações mencionadas, é possível criar uma medida.

Por exemplo, para contar quantas palavras-chave estão nas posições 1, 2 e 3 (Top 3), utilize a seguinte expressão:

count_distinct(
  case 
    when ${average_position} <= 3 then ${palavra_chave}
  end
)

Da mesma forma, para contar quantas palavras-chave estão nas posições 4 a 10 (Top 4-10), utilize a seguinte expressão:

count_distinct(
  case 
    when ${average_position} >= 4 and ${average_position} <= 10 then ${palavra_chave}
  end
)

Esse padrão pode ser repetido para as demais classificações mencionadas, ajustando os valores dos filtros e as expressões de contagem.

Certifique-se de substituir ${average_position} pelo nome da métrica "Average Position" e ${palavra_chave} pelo nome da dimensão "Palavra-chave" no seu modelo de dados.

Olá, obrigado pela resposta!

Tentei aplicar a sugestão, mas não foi possível

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A seguinte mensagem aparece: Os campos calculados não podem misturar métricas (valores agregados) e dimensões (valores não agregados). Confira os tipos de agregação dos campos usados nessa fórmula.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software