Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Projeto] Dúvida: artigo MER e DER

Realizei este modelo com base nos dados do artigo MER e DER: Definições, Banco de Dados e Exemplos.

https://www.alura.com.br/artigos/mer-e-der-funcoes

Mas estou com dúvidas, fica correto o ALUNO representado* desta forma?

Por gentileza, podem auxiliar?

Agradeço desde já.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Dados do artigo:

Após identificar e descrever as entidades e os atributos, agora é possível identificar os relacionamentos existentes.

Relacionamento entre Aluno e Curso Um curso pode ter vários alunos inscritos e um aluno pode estar inscrito em um curso.

Relacionamento entre Professor e Curso Um curso pode ser coordenado por um professor e um professor pode coordenar um curso.

Relacionamento entre Professor e Aluno Um professor pode orientar vários alunos e um aluno pode ser orientado por um professor.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, como vai?

Sua representação do aluno está certinha, sim.

Conforme o artigo lido e também o modelo, está correto. Contudo, é relevante lembrar que o caminho que geralmente fazemos é primeiro o modelo conceitual (que foi feito por você), depois o modelo lógico e, por fim, o modelo físico (que é a imagem do artigo).

Vou deixar a nossa formação sobre modelagem de banco de dados aqui, pois acredito que ela possa ajudar a compreender melhor esse caminho da modelagem de banco de dados:

Se outra dúvida surgir, estamos à disposição. =)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.
solução!

Oie Maria Isabel, muito obrigada!

Realmente estava faltando o modelo lógico, não tinha me atentado a isso, já inclui nas minhas demandas para exercícios nesta ordem. =)