Empresa Escolhida: Duolingo
Como o Duolingo descreve o uso da IA?
O Duolingo descreve a IA como o motor que personaliza a experiência de aprendizado para cada um de seus mais de 500 milhões de usuários. Em vez de um modelo de ensino "tamanho único", a empresa utiliza a IA para criar um caminho de aprendizado dinâmico e adaptável. A tecnologia é usada para determinar o nível de proficiência do aluno, prever quais conceitos ele pode esquecer e ajustar o conteúdo em tempo real para maximizar a retenção.Quais problemas a IA visa resolver na educação?
A aplicação da IA no Duolingo visa resolver problemas específicos do aprendizado de idiomas:
Aderência e motivação: A IA mantém o engajamento dos alunos através de gamificação e desafios personalizados, combatendo a alta taxa de desistência comum no aprendizado de idiomas.
Ensino personalizado: A IA atua como um tutor individual, identificando os pontos fracos do aluno (por exemplo, conjugação de verbos) e fornecendo exercícios focados exatamente nessas áreas, economizando tempo e aumentando a eficácia do estudo.
Avaliação contínua: A IA avalia o desempenho do aluno de forma contínua e não intrusiva, ajustando o nível de dificuldade das lições para que o desafio seja sempre ideal — não muito fácil a ponto de ser entediante, nem muito difícil a ponto de ser frustrante.
- Existem resultados mensuráveis ou estudos de caso?
Sim. O Duolingo frequentemente compartilha dados sobre a eficácia de sua plataforma. Um estudo interno, por exemplo, mostrou que 34 horas de estudo no Duolingo são equivalentes a um semestre universitário de aprendizado de idiomas. A empresa também utiliza IA para aprimorar o Duolingo English Test (DET), uma prova de proficiência de baixo custo, garantindo que a pontuação seja precisa e segura através da análise de padrões e da detecção de comportamentos suspeitos.
https://gamma.app/docs/A-Revolucao-da-IA-na-Educacao-3g1y14l8qa855q7