Olá, pessoal!
Neste exercício de Call to Action (CTA), resolvi encarar um dos maiores "vilões" da vida acadêmica e corporativa:
a baixa adesão a questionários de pesquisa.
Todos nós conhecemos o problema. E-mails com assuntos como "Responda à pesquisa" ou "Preencha o formulário" tendem a ser ignorados.
A proposta aqui foi usar copywriting, gatilhos mentais e storytelling (aprendidos no curso) para transformar uma tarefa burocrática em um ato de pertencimento, identidade e propósito.
==================================================
O CONTEXTO DO TCC: A METÁFORA DA PLACA-MÃE
Meu TCC investiga a convivência e distribuição de diferentes gerações em empresas de tecnologia.
Para engajar os colaboradores da empresa (nome fictício: Alpha), construí uma narrativa conceitual clara e consistente:
- A empresa é a Placa-Mãe -> o sistema que conecta tudo
- As áreas são os componentes de hardware:
- RH = Memória
- Inovação = GPU
- Alta Gestão = CPU (processamento estratégico)
- Os colaboradores são a Energia (elétrons) -> sem energia, o hardware não funciona.
O DESAFIO DA PESQUISA:
- Mapear quais gerações (X, Y, Z, Boomers etc.) estão presentes em cada área.
- Existe equilíbrio? Concentração? Restrições implícitas?
- Por exemplo: será que nossa CPU roda sempre na mesma "frequência geracional"?
ESTRATÉGIA DE CTA: "NÃO DEIXE SEU COMPONENTE NO ESCURO"
Em vez de pedir "preencha o questionário", a CTA foi desenhada para comunicar que:
- Sem a energia do colaborador, a área dele fica invisível no mapa.
- A pesquisa é um diagnóstico do sistema, não uma obrigação.
Gatilhos mentais utilizados:
- PERTENCIMENTO: "Você é a energia que mantém o circuito ativo"
- CURIOSIDADE: "Qual é a frequência da sua área?"
- PROPÓSITO: evitar que o sistema "trave" no futuro.
Abaixo, compartilho a copy final que será utilizada internamente.
Pergunta para vocês:
Essa abordagem faria você clicar e responder? O que ajustariam?
COPY FINAL DA CTA (USO INTERNO)
Assunto: Diagnóstico de Energia: qual a frequência da sua área no nosso circuito?
Olá, Colaborador,
Se pensarmos na Empresa que trabalhamos, como uma Placa-Mãe de alta performance, cada área funciona como um componente essencial do sistema.
Algumas processam decisões estratégicas (CPU), outras renderizam inovação (GPU), e há aquelas que garantem memória e estabilidade organizacional.
Mas nenhum hardware funciona sem o elemento principal: ENERGIA.
Essa energia é você!!!
São os "elétrons" humanos que percorrem o circuito todos os dias -- cada um com sua experiência, ritmo e frequência.
Para meu TCC na USP/ESALQ, estou mapeando como essa energia está distribuída entre as áreas e gerações da empresa.
Hoje, não sabemos se todos os componentes estão equilibrados ou se alguns operam sobrecarregados.
Não deixe sua área ficar offline nesse diagnóstico.
Clique abaixo e registre sua frequência no sistema:
[QUERO MAPEAR MINHA ENERGIA NO CIRCUITO]
(Aqui será colocado o link de acesso a pesquisa)
(Pesquisa segura | tempo médio: 3 minutos)
Obrigado por manter esse sistema vivo,
Dorival Ribeiro de Carvalho
MBA em Gestão de Negócios Digitais e IA - USP/ESALQ
POR QUE ACREDITO QUE ESSA ESTRUTURAÇÃO FUNCIONA?
A CTA foi construída com princípios práticos de copywriting e psicologia comportamental, focando em aumentar a adesão à pesquisa:
RESSIGNIFICAÇÃO
A ação deixa de ser "responder um questionário" e passa a ser mapear sua energia no sistema. Isso transforma uma tarefa burocrática em contribuição ativa.PERTENCIMENTO
A ausência do colaborador faz com que sua área fique "offline" no diagnóstico. O efeito é responsabilidade coletiva positiva, sem tom de cobrança.CURIOSIDADE
A copy cria uma lacuna informacional clara: "Como minha área e minha geração aparecem nesse mapa?". Isso estimula o clique por interesse genuíno.BAIXA FRICÇÃO
CTA direta, em primeira pessoa, com tempo estimado (3 minutos). Reduz objeções como falta de tempo ou complexidade.PROPÓSITO REAL
A pesquisa é apresentada como diagnóstico organizacional, não apenas como exigência acadêmica. O TCC utiliza os dados, mas a empresa também se beneficia dos insights.
PRÓXIMO PASSO
Após a coleta e análise dos dados (previsão: junho/julho de 2026), retorno ao fórum para compartilhar:
- Resultados
- Aprendizados
- Impactos práticos da abordagem de CTA
Se alguém quiser trocar ideia ou acompanhar os resultados (pretendo compartilhar quando a coleta terminar), fico à disposição também no LinkedIn:
LINK: https://www.linkedin.com/in/dorival-ribeiro-de-carvalho
Obrigado pela leitura!
Um abraço de luz, para todos!!!!