AMBIENTES EXPERIENCIAIS
Sobre os ambientes, a empresa investiu de forma massiva em tecnologia, fazendo a adesão de softwares de ponta do mercado para o desenvolvimento das tarefas cotidianas, além de desenvolver melhorias em nossas ferramentas internas de gestão. Outro ponto a ser citado é que como trabalhamos com um software ERP, o investimento em tecnologia na melhoria do produto também afeta diretamente a experiência dos colaboradores, pois quanto mais intuitivo e simples o produto, menor são os riscos de tensões com clientes e isso também está sendo feito.
Em relação ao aspecto físico, a empresa promoveu algumas ações como a mudança para um escritório maior que comporte a todos, além de uma rotina de rodízio de dias de escritório, a fim de não lotar o espaço e manter a conexão de internet com qualidade. Também houve a instalação de equipamentos de lazer e um mercadinho no refeitório, que foram sugestões levantadas por colaboradores na última pesquisa de clima. Embora os movimentos acima sejam bons, ainda há pontos de melhoria como a aquisição de cadeiras mais confortáveis, melhores soluções acústicas e mais equipamentos de apresentação e outro ponto importante é sobre salas de reuniões, que de vez em quando há "overbooking" de agenda e faz ter conflitos pequenos entre gestores.
Como descrito acima, o ambiente é desafiador e por integrar o time de RH da empresa, estou mega motivado em ser um agente transformador nestes aspectos e os conceitos adquiridos aqui no curso certamente vão colaborar bastante neste trabalho.
Por fim, no ambiente cultural, é algo que necessita uma melhoria, pois com o crescimento da empresa e a consolidação de posições executivas, houve um distanciamento entre a direção da empresa e os colaboradores e a comunicação é uma das principais lacunas a serem sanadas. Também há um conflito de interesses entre determinados times, onde cada time se julga mais importante que o outro e, no final das contas, algumas situações não são resolvidas. Como solução para isso, estamos trabalhando na Universidade Corporativa e na centralização da jornada de integração com o time de RH, a fim de desenvolver o senso de protagonismo de cada time e, principalmente, o reconhecimento de cada time para o êxito da nossa prestação de serviço aos consumidores.
ESTÁGIO DE MATURIDADE
Em relação aos estágios de maturidade, com base no que reportei acima, considero que a empresa está no nível "culturalmente emergente", pois o propósito dos times e colaboradores é bem definido, porém ainda falta desenvolver o entendimento coletivo para o sucesso.
Pelo fato de os times serem engajados, um desafio de cultura é que cada time tem mania de apontar erros de outros times e não foca nos próprios e isso faz com que a cultura da empresa como objetivo único seja prejudicada, transformando algumas situações em "guerras de ego" entre gestores e colaboradores.