Utilizando o processo de Design Thinking para solucionar um problema:
Tendo já identificado e feito o levantamento do(s) problema(s) específicos da minha empresa, eu começava por utilizar o processo de benchmarketing para assim comparar e observar melhor as outras empresas concorrentes (ex: o que estão fazendo; quais são os seus diferenciais e onde se destacam; se estão entrando em um outro negócio...etc) Depois de ter feito essa pesquisa, eu começava a focar-me mais no cliente, utilizando abordagens para entender melhor o usuário e sua jornada. O importante é ter sempre em mente a empatia com o cliente. 1º - Partia para a avaliação do comportamento do usuário, como ele interage com o problema e como é esse ambiente/ espaço onde está o problema. 2º - Para ajudar perceber melhor o usuário podia pensar em dois documentos que ajudam a identificar melhor o nosso cliente como:
- criação de "Buyer Personas", onde imaginamos um cliente especifico com caracteristicas especificas (nome, idade, ocupação, objetivos, problemas, comportamentos) e
- criação do mapa de empatia desse usuário, onde percebemos melhor quais são as suas preocupações, o que ele escuta e vê, as atitudes que tem em publico, suas dores e ganhos. Nota: A observação de seus clientes numa loja também pode ajudar a elaborar estes documentos e a entender melhor os seus usuários e suas características comuns.
No final podia fazer algumas entrevistas com alguns dos nossos clientes. Estas entrevistas podem ser feitas através de uma abordagem mais formal ou então eu mesma posso passar por uma cliente e induzir essa conversa com outra cliente para perceber as dores que a outra pessoa tem. Depois de perceber melhor o problema, com base no usuário começo a pensar numa solução concreta e os pontos que se pode melhorar. Por último inicio o processo de teste, onde transformo as ideias/soluções em protótipos para assim o usuário conseguir testar e avaliar a solução e nós conseguirmos ter algum feedback.