0
respostas

[Projeto] Design de Serviços: Crie seu roteiro

ROTEIRO DE ENTREVISTA

NOTA: na entrevista é muito importante o entrevistador criar empatia com o usuário, compartilhando experiências que o usuário se possa identificar. Antes de se escolher o entrevistador é preciso ter isso em conta.

Boa tarde, meu nome é XXXX e estou a falar por parte da empresa XXXXX. Assim muito por alto a empresa faz (breve explicação da empresa) e neste momento estamos a avaliar um novo serviço mais direcionado para pequenos empreendedores. Como empreendedor, achamos que você se enquadra no nosso perfil de usuário e por isso gostaríamos de lhe fazer algumas perguntas de forma a entendermos melhor o problema dos nossos futuros clientes.

Podia-me só indicar primeiro seu nome completo? (idade, profissão, negócio da empresa e há quanto tempo existe). Muito obrigada!

Eu mesma, também já fui empreendedor e na época criei uma empresa XXX que fazia (breve explicação da negócio). A maneira mais simples para começar a arranjar financiamento e avançar com a empresa foi através de amigos e familiares que na altura me apoiaram e acreditaram no projeto e ajudaram-me a investir no produto. (momento de troca e partilha de experiências)

Se você encontrasse um banco, onde pudesse pedir um empréstimo sem ter de passar por imensas burocracias e pudesse fazer tudo de uma forma online e mais simples, você escolhia esse serviço? Você já solicitou um empréstimo para a sua empresa? Quais são os principais fatores para você escolher a pessoa ou banco a quem pedir empréstimo? Não conhecendo esse serviço, você procura por referências e comentários? O empréstimo que pediu, foi no início do projeto ou em que altura e porque é que pediu? O processo de pedido de empréstimo, foi um processo longo e demasiado burocrático? No futuro você iniciaria um processo de empréstimo totalmente online? Você costuma trabalhar mais pelo telemóvel ou computador?

NOTA: Durante etapa de perguntas feitas a partir de hipóteses, é importante o entrevistador ir trazendo alguns exemplos seus, da sua experiência como empreendedor para a conversa fluir mais natural e assim o usuário também se sentir mais à vontade e ganhar coragem para se exprimir e entregar maior valor com suas respostas.

Muito obrigada pelas suas respostas. Foram bastante úteis e vai-nos ajudar muito a melhorar o nosso serviço. Do meu lado, penso que é tudo. Você tem mais alguma dúvida ou gostaria de dizer mais alguma coisa? Obrigada mais uma vez pelo seu tempo. Se precisar de mim, você tem meu contacto e estarei à sua disposição.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software