O curso "UX Design: Conheça o universo da experiência em produtos digitais" me fez perceber algo, que mesmo tendo um bom tempo trabalhando como designer (cerca de 7 anos trabalhando em agências) sempre me comportei como Junio priorizando a execulção ao invez de trazer boas soluções e buscar mais autonomia. Pensando nisso estou realizando um projeto de desenvilvimento pessoal, buscar conhecimento e traça um plano de crescimento e desenvolvimento, divindo em objetivos curtos, médios e de longo prazo.
- Curto Prazo (nos próximos 6 meses): Com base nos avanços dos meus estudos na Alura percebo que meu nível como um UX designer é de um nível Junior, onde sempre estou buscando execução e aprendizado, com pouca autonomia e resolução de problemas. Percebendo isso tenho como principal objetivo nos próximos meses buscar mais autonomia, conduzir projetos apresentar soluções e sustentar argumentos com dados. Buscar um nível Pleno.
- Médio prazo (nos próximos 12 meses): A palavra chave é “Orquestração”. A principal entrega é a direção, ou seja, mentorar, liderar discussões complexas e atuar como uma ponte entre áreas. Trabalhar meu nível Sênior.
- Longo prazo (nos próximos 2 a 5 anos): Agora a busca passa a ser os níveis de liderança, coordenação e ou CTOs. O foco, em alguns casos, se desloca do detalhe técnico para as pessoas e o sistema. Envolve definir a visão, construir uma equipe, criar uma cultura de bom design e disseminar uma visão crítica. Embora o foco se desloque do detalhe técnico, ele não desaparece completamente.