Estou desenvolvendo a modelagem de dados, mas não sei dizer se estou no caminho certo, vou deixar o que consegui concluir até o momento e o case que estou utilizando para montar.
Somos uma empresa divida em departamentos, cada um chefiado por um colaborador. Os departamentos são identificados pela sigla que é atribuída em sua criação. Os colaboradores, quando contratados, são alocados num departamento. Precisamos saber quantos colaboradores cada departamento possui. O colaborador é identificado pela matrícula que recebe ao ser contratado. No ato da contratação, é feito o cadastro do colaborador com nome, cpf, telefones, dependentes (caso possua), endereço, email e salário. É importante salientar que os os colaboradores podem mudar de departamento caso evoluam na carreira. Somos, também, uma organização projetizada. Os colaboradores fazem parte de projetos com data para iniciar e terminar. Nosso colaboradores mais capacitados podem fazer parte de mais de um projeto ao mesmo tempo. Para favorecer as boas práticas de Gestão 3.0, o chefe do departamento delega a responsabilidade de liderar de cada projeto ao colaborador mais indicado. Cada colaborador tem um papel definido em um determinado projeto (desenvolvedor, engenheiro de infraestrutura, administrador de banco de dados, etc). Cada colaborador pode exercer papéis diferentes em cada projeto. E o mesmo papel, desde que em projeto diferentes.
[