1
resposta

[Projeto] Desenvolvendo modelo relacional lógico para plataforma de streaming interna

Este modelo relacional proposto ao final desse texto, estabelece relacionamentos entre as tabelas para armazenar e relacionar informações sobre os usuários e os filmes disponíveis no sistema de streaming interno da empresa X.

A tabela usuario estabelece um relacionamento de um para muitos com a tabela preferencia_usuario, o que significa que um usuário pode ter várias preferências de filmes, mas cada preferência pertence a apenas um usuário. Além disso, a tabela usuario estabelece um relacionamento de um para muitos com a tabela filme_preferido, o que significa que um usuário pode ter vários filmes marcados como favoritos, mas cada filme marcado como favorito pertence a apenas um usuário.

A tabela tipo_filme estabelece um relacionamento de um para muitos com a tabela filme, o que significa que um tipo de filme pode estar associado a vários filmes, mas cada filme está associado a apenas um tipo de filme.

A tabela preferencia_usuario estabelece um relacionamento de muitos para muitos com a tabela tipo_filme, o que significa que vários usuários podem ter a mesma preferência de filme e um usuário pode ter várias preferências de filmes.

Por fim, a tabela filme_preferido estabelece um relacionamento de muitos para muitos com a tabela filme, o que significa que vários usuários podem ter o mesmo filme marcado como favorito e um filme pode ser marcado como favorito por vários usuários.

Será que montei certo ?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oii Julio, como você está?

Parabéns por seu projeto! É muito legal ver os alunos se dedicando e se desenvolvendo tão bem assim :)

Gostei muito da ideia, e as relações fazem bastante sentido.

Senti falta da tabela filme_preferido no seu modelo! E também da sua apresentação sobre a tabela notificacao_email.

Você mencionou a presença de relacionamentos N:M, e reitero que não são recomendados. Na hora da aplicação do banco de dados físico, pode gerar vários problemas de redundância e anomalias nos dados. Para evitá-los, você pode criar uma nova tabela para dissolver esses cruzamentos de dados - a entidade associativa.

Conforme você for avançando em seus estudos, seu projeto vai passar por várias mudanças! O estudo de modelagem de dados é assim, bastante dinâmico. Sempre estamos aprendendo algo novo e tendo novas ideias para deixar a modelagem mais legal ainda. Continue praticando.

Espero ter contribuído com seu raciocínio, Julio!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!