1
resposta

[Projeto] Desenhando com o Mouse

<canvas width="600" height="500"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    var liga_preenche = false ;

    pincel.fillStyle = 'gray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600,500);
    pincel.fill();

    function desenhaCirculo(evento) { 

        if(liga_preenche){

            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            console.log(x + ',' + y);
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x,y,10,0,2*3.314);
            pincel.fill();
        }   
    }


function desenhando(){

    liga_preenche = true;
}

function passando(){

    liga_preenche = false;
}

tela.onmousemove = desenhaCirculo;
tela.onmousedown = desenhando;
tela.onmouseup = passando;

</script>
1 resposta

Oi, Kleber! Tudo certo?

Nossa! Ficou muito bacana o seu código! Obrigada por ter compartilhado com o fórum o que desenvolveu, isso é muito importante para consolidar aprendizados e também ajudar os colegas de estudo!

Seu código está bem organizado e indentado. Esse pontos são fundamentais nos quesitos compreensão e manutenção do programa. Continue assim que você vai longe!

Para se aprofundar nos estudos de programação, deixo como dica a leitura de um artigo da Alura, o qual comenta sobre boas práticas na construção de códigos:

Fico à disposição para ajudá-lo caso surjam dúvidas ao decorrer dos seus estudos.

Até mais, Kleber!