Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Projeto] Desafios e uma observação

1. Altere o conteúdo da tag h1 com document.querySelector e atribua o seguinte texto: Hora do Desafio.
// let para criar a variavel 'titulo'
let titulo = document.querySelector('h1'); //document.querySelect('h1') para conectar ao elemento h1 do HTML
titulo.innerHTML = 'Hora do Desafio!';
  1. Crie uma função que exiba no console a mensagem O botão foi clicado sempre que o botão Console for pressionado.
//criar a função verificarclick que esta no HTML no onclick
function verificarClick(){
    console.log('O botão foi clicado');
};// a função criada vai aprensentar uma mensagem no console sempre que for clicado no boto consoler
  1. Crie uma função que exiba um alerta com a mensagem: Eu amo JS, sempre que o botão Alerta for pressionado.
function mensagemAlert(){
    alert('Eu amo JS');
};
  1. Crie uma função que é executada quando o botão prompt é clicado, perguntando o nome de uma cidade do Brasil. Em seguida, exiba um alerta com a mensagem concatenando a resposta com o texto: Estive em {cidade} e lembrei de você.
function promptCidade(){
    cidade = prompt('Qual o nome dessa cidade?');
    alert(`Estive em ${cidade} e lembrei de você` );
};
  1. Ao clicar no botão soma, peça 2 números e exiba o resultado da soma em um alerta.
function numeroSoma(){
    numero1 = parseInt(prompt('Informe o primeiro número: '));
    numero2 = parseInt(prompt('Informe o segundo número: '));
    soma = (numero1 + numero2);
    alert(`A soma dos números ${numero1} e ${numero2} é: ${soma}`);
};

OBS: Percebi que quando estou criando uma função não preciso colocar o let ou o var para criar a variável,variável isso funciona também fora de um funcion?

5 respostas

Fala ai Gilberto, tudo bem?

No JavaScript é possível criar variáveis sem usar os prefixos var, let e const conforme o exemplo abaixo.

teste = 1;
console.log(teste); // Saída: 1

Porém, isso não é uma boa prática e pode trazer problemas futuros. Nesse caso, a variável teste está sendo atribuída com escopo global e potencialmente pode ocasionar conflitos com nomes de variáveis além de problemas de vulnerabilidade.

Portanto, é uma boa prática sempre usa var, let ou const ao declarar variáveis em JavaScript para evitar esses problemas e tornar seu código mais claro e legível. Esses prefixos têm diferenças importantes em relação ao escopo e à mutabilidade das variáveis e escolher a correta depende do contexto em que você está trabalhando.

Caso queira entender melhor sobre os prefixos de variaveis em JavaScript, confira o seguinte artigo aqui da Alura: Entenda a diferença entre var, let e const no JavaScript

Gilberto, pq você utilizou o parseInt?

solução!

Se eu colocar somente prompt ele pega o num1+num2 e junta. Ex: 10 + 10 = 1010

Bruno Campagnoli, lembra que o + pode ser usado para concatenar e para somar, porém, quando eu crio duas variáveis e dou valor a elas pelo prompt esse valor fica como uma string, ou seja, um caractere por esse motivo ele concatena ao invés de somar como no seu exemplo num1+num2 e junta. Ex: 10 + 10 = 1010 Para evitar isso a gente usa o parseInt para que o sistema entenda que, vai ser informado um valor do tipo numérico (number). Espero ter ajudado.

Obrigado Gilberto.