Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Desafios 02: C# em pratica!

if (notaMedia >= 5)
{
    Console.WriteLine("Nota suficiente para aprovação");
}
else
{
    Console.WriteLine("Nota insuficiente");
}

List<string> linguagens = new List<string> { "C#", "Java", "JavaScript" };

Console.WriteLine("A primeira linguagem da lista é: " + linguagens[0]);

Console.Write("\nDigite um número de 0 a " + (linguagens.Count - 1) + ": ");
string? entrada = Console.ReadLine();

if (int.TryParse(entrada, out int indice))
{
    if (indice >= 0 && indice < linguagens.Count)
    {
        Console.WriteLine($"A linguagem na posição {indice} é: {linguagens[indice]}");
    }
    else
    {
        Console.WriteLine("Posição inválida. Escolha um número dentro da lista.");
    }
}
else
{
    Console.WriteLine("Entrada inválida. Por favor, digite um número inteiro.");
}

Eu vou fazendo as aulas e acompanhando e é uma sensação incrível, como se fosse uma descoberta nova a cada aula. É muito legal ver as coisas começando a fazer sentido. Mas, ao mesmo tempo, mesmo fazendo os desafios da hora da prática, às vezes fico com dúvidas e acabo olhando a resolução. Aí bate aquela sensação ruim, como se eu estivesse só copiando e não aprendendo de verdade.

2 respostas

Olá! Como vai?

Que bom saber que você está se sentindo animado com as aulas e descobertas no curso de C#. É completamente normal ter dúvidas e sentir que está apenas copiando no início. O importante é que você está se esforçando para entender e praticar, e isso já é um grande passo.

Sobre o seu código, ele parece estar correto e atende aos requisitos do desafio proposto. Você criou a variável notaMedia, a lista de linguagens e implementou a lógica para exibir a linguagem com base no índice fornecido pelo usuário. Isso é ótimo!

Se você sentir que está apenas copiando, uma dica é tentar modificar o código para ver o que acontece. Por exemplo, você pode adicionar mais linguagens à lista ou modificar a condição de aprovação para ver como o programa se comporta. Isso pode ajudar a aprofundar seu entendimento.

Além disso, lembre-se de que olhar a resolução não é um problema, desde que você use isso como uma oportunidade de aprendizado. Tente entender o porquê de cada linha de código e como ela contribui para a solução do problema.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.
solução!

Olá! Fico muito feliz com seu retorno e com as palavras de incentivo! De verdade, isso dá um gás pra continuar. Às vezes bate aquele sentimento de "só tô copiando", mas saber que isso faz parte do processo e que tá tudo certo no começo.

Vou seguir sua dica de brincar mais com o código, mudar umas coisas e ver o que acontece. Acho que isso vai mesmo me ajudar a fixar melhor os conceitos.

Obrigado por acompanhar e por essa força — faz toda a diferença!