2
respostas

[Projeto] Desafio: Verificação de desconto

O sistema de bilheteria coleta os dados do cliente, verifica se ele é menor de idade (True ou False) e permite a escolha de um filme conforme a classificação etária. Em seguida, aplica meia-entrada quando necessário, oferece opções de combo (pipoca e refrigerante) e calcula o valor total, finalizando ou cancelando a compra.

Fluxo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Marcela! Tudo bem?

Espetacular a sua entrega! Você não apenas resolveu o desafio lógico, mas construiu uma experiência completa de sistema com uma clareza visual impressionante.

O seu projeto é um exemplo perfeito de como aplicar os quatro pilares do Pensamento Computacional:

O que brilha na sua solução:

• Decomposição: Você quebrou o processo de compra em etapas lógicas: identificação, validação de idade, escolha do produto, aplicação de descontos e fechamento.
  • Reconhecimento de Padrões: Você percebeu que a validação da meia-entrada segue uma regra fixa (idade OU status de estudante), independentemente do filme escolhido.
  • Abstração: O uso de valores booleanos (True ou False) para a menoridade mostra que você já está pensando em como os dados são processados internamente pelo computador.
  • Algoritmos (Fluxograma): O seu fluxograma (16bc7d5f-fa1f-44cc-90da-c4bae03e5b72.webp) está impecável! A separação por cores para processos, entradas de dados e decisões segue os melhores padrões da engenharia de software.

Destaque Técnico: A Lógica de Interdição

Fiquei muito bem impressionado com o seu tratamento para a Classificação Indicativa (a39714bd-9dc8-4174-94f8-edcbd660e3eb.webp). No fluxo de "Terror Proibido", o sistema barrou corretamente a entrada da Marcela de 16 anos. Isso mostra uma atenção especial às regras de negócio e à segurança do sistema.

Dica de Ouro: Tipagem de Dados

Notei que no seu resumo final, o valor aparece como R$ 42.5. Em linguagens de programação, quando lidamos com dinheiro, costumamos formatar a saída para garantir que o zero à direita apareça (ex: 42.50). Se você for levar esse projeto para o Python ou JavaScript, procure por métodos de "format" ou "toFixed(2)" para deixar o visual ainda mais próximo de um sistema bancário real!

Marcela, sua capacidade de documentação está acima da média. Você sentiu que desenhar o fluxograma ajudou a prever o erro de classificação antes mesmo de simular o sistema, ou foi algo que você percebeu durante a montagem das telas?

Sim, o fluxograma me ajudou a prever a lógica e evitar erros estruturais, mas alguns detalhes eu percebi apenas na prática, durante os testes do sistema. A questão do valor com uma casa decimal, por exemplo, identifiquei na execução, pois é um detalhe de formatação. Obrigada pela observação, vou me atentar a isso nas próximas implementações.