8
respostas

[Projeto] Desafio: Valor do Desconto

Referente ao curso "Excel: domine o editor de planilhas", no capítulo "Fórmulas e Funções" e atividade "Valor do Desconto"

Aqui eu quis simular um preço de custo de cada peça, custo total, lucro esperado com a venda das peças e a margem de lucro final. Ainda tenho muito a evoluir, mas acredito que isso já deu uma base boa para que o nosso cliente do E-Commerce Meteora pudesse ter uma visão ampla sobre seu negócio. Nesse meu cálculo simulado, por exemplo, partindo do princípio que todas as vendas vão ter o desconto de 5%, é esperado um lucro de R$ 3.422,41 no final de toda a operação.

8 respostas

A sua planilha está muito bem elaborada! Essa ideia de margem de lucro é muito útil para o cliente em questão ter uma noção real dos seus lucros, descontos, etc.

É sempre bom acrescentar maneiras inovadoras e claras de transmitir às informações ao cliente. Adorei!

Valeu Thauanny. Minha cabeça fica sempre pensando em ir além, em como posso fazer algo diferente kkkk ai pensei justamente como se estivesse apresentando algo a um cliente real e informações que ele iria gostar de ver. Fico feliz pelos elogios e que tenha gostado xD

Legal! Poderia me explicar como você definiu o valor das outras colunas? Eu pensei em fazer algo igual mas queria saber como você pensou nas questões de Lucro esperado e custo total. Imagino que a margem de lucro seja uma fórmula entre Lucro Esperado - Custo total e depois a porcentagem de diferença do preço inicial do produto. Estou correto?
XD

Fala Igor, beleza? Então, chamei de lucro ESPERADO pq considerei que ainda não tinham sido vendidos, então esses valores não estavam em caixa, por assim dizer kkkkk mas vamos lá:

o TOTAL COM DESCONTO é: PREÇO UNITÁRIO * QUANTIDADE * (1 - DESCONTO)
o CUSTO TOTAL = PREÇO DE CUSTO * QUANTIDADE
o LUCRO ESPERADO = TOTAL COM DESCONTO - CUSTO TOTAL
a MARGEM DE LUCRO ESPERADA = LUCRO ESPERADO / TOTAL COM DESCONTO

eu não sei se entendi essa fórmula que você mencionou, poderia me explicar melhor?

Fala Cris! Na verdade você sanou todas minhas dúvidas, era isso que eu precisava entender, como você calculou cada campo. Muito obrigado cara, vou tentar fazer sozinho também, gostei muito da sua ideia, vlw demais

edit: consegui fazer! fiz sozinho só deduzindo os campos pelos titulos (esqueci as formulas que vc tinha falado e fui na raça), depois olhei pra ver se fazia sentido e vim ver suas fórmulas. Errei uma só por besteira mas no final deu certo. Uma única coisa ficou em dúvida para mim, por qual motivo você usou "1 - Desconto" na fórmula, não entendi o motivo de ter o 1.

Abraços

Fala Igor, belezinha? Po, fico felizão que você tentou sozinho e conseguiu. A ideia é sempre essa mesma, ir explorando, tendo ideias e ir melhorando.
Errar é normal, eu errei algumas coisas também, o que eu postei aqui é só o resultado final mesmo kkkk mas o importante é dar certo no final

Sobre sua dúvida, o "1 - Desconto" que fiz é pq ali eu queria o valor total que a Meteora iria arrecadar vendendo cada unidade dos seus produtos e aplicando o desconto (que ali definimos como 5%). Então multipliquei o PREÇO UNITÁRIO pela QUANTIDADE e quando eu multiplico isso por 1 - DESCONTO e o desconto sendo de 5% (0.05), o sistema entende que tô multiplicando por 0.95. Ou seja, se eu colocar 5% de desconto, na prática o valor passa a ser de 95% do valor original, que é o que fiz. O 1 representa o total, o 100%, entende? Se eu multiplicasse só por 5%, ele me daria o valor descontado, mas não é o que eu quero naquele campo. Ali eu queria o valor depois que já retirei os 5%. Se no campo de DESCONTO ali eu mudasse, por exemplo, pra 10%, a fórmula se ajustaria e seria como se ele estivesse multiplicando PREÇO UNITÁRIO x QUANTIDADE x (1 - 0.10 = 0.90), calculando assim os 90% do valor arrecadado "bruto" (sem o desconto).

Fez sentido pra você? Não sei se expliquei bem kkkkk

Fala Chris! Na paz e você? Cara, fez muito sentido, vc explicou bem. Agora entendi melhor

Sou novo nessa área, to rushando o curso pq ganhei a bolsa da Open Academy e começo em um novo trampo dia 11/04, vou usar essas coisas e to buscando novas visões. to gostando bastante do curso, o melhor de excel que eu fiz até agora, to realmente aprendendo de verdade. Imagino que esse tipo de visão vc ganha mais com tempo do que fazendo o curso por si só

Valeu pela ajuda, qualquer coisa me adiciona no discord se tiver @ap0rr4doyumi, só trocar os números pelas letras que vai me achar, não sei se a alura censura ent é bom garantir kkkkkkkkkk

Tudo certinho, meu amigo. Então, ganhei essa bolsa também kkkk e tô tentando me estabilizar na área de análise de dados, então tô absorvendo todo tipo de conteúdo que apareça, pra me especializar cada vez mais nas ferramentas exigidas hoje. Mas vou deixar esse papo agora pro discord, te adicionei lá kkkkk fiquei curioso pra saber desse teu novo emprego (aliás, parabéns por ele, fico feliz xD) e teus planos e objetivos também.