1
resposta

[Projeto] Desafio resolvido

Fala pessoal, boa noite!

Acabei de concluir meu projeto de busca de CEPs em Java e gostaria muito de uma avaliação de vocês.

No desenvolvimento, apliquei conceitos como consumo de API com HttpClient, manipulação de JSON com Gson e organização de dados usando Streams. Também implementei a persistência das consultas em um arquivo local para manter um histórico das buscas.

Repositório: https://github.com/aldenyjr/java-buscacep

Se puderem dar uma olhada e deixar um feedback sobre a estrutura do código ou boas práticas, eu agradeço demais! Valeu!

1 resposta

Olá! Como vai?

Parabéns pelo projeto, Aldeny! Ficou incrível e bem completo.

Observei que você explorou o uso de listas para armazenar o histórico de consultas com Java, utilizou muito bem o switch para controlar o fluxo das opções do menu e ainda compreendeu a importância de aplicar ordenação com Comparator para organizar os resultados por estado.

Uma dica interessante para o futuro é tratar entradas inválidas do usuário com try catch, evitando que o programa quebre caso seja digitado algo diferente de números no menu. Assim:

try {
    opcao = sc.nextInt();
} catch (Exception e) {
    System.out.println("Entrada inválida! Digite apenas números.");
    sc.nextLine(); // Limpa o buffer
    opcao = -1; // Força a repetição do menu
}

Isso faz com que o programa ofereça uma experiência mais adaptada ao usuário.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!