1
resposta

[Projeto] Desafio: resolvendo um problema de lógica

chat, suponhamos que eu queira investir R$6.500,00 em uma aplicação de renda fixa. Com uma taxa de juros simples de 1% ao mês durante 12 meses.

• Primeiro dentro desses parametros qual seria meu valor final.
  • Quanto seria resultado dos juros do investimento em valor.
  • Como é feito o calculo dos juros simples e me mostre sua formula.
  • E quais seriam minhas variaveis.

Me explique cada umas das questões passo a passo.

1 resposta

Olá, Flavio. Como vai?

Muito bom ver você aplicando os conceitos do curso para resolver problemas de lógica e matemática financeira utilizando o ChatGPT! Essa abordagem de pedir o detalhamento das variáveis e o passo a passo da fórmula é excelente para mitigar alucinações da IA e garantir que o resultado seja 100% confiável.

Para ajudar no seu projeto e validar as respostas do seu modelo, preparei a explicação técnica detalhada de cada uma das questões levantadas, utilizando fórmulas lineares ideais para a plataforma:

1. Quais seriam minhas variáveis?

Para resolver esse problema, identificamos quatro variáveis fundamentais da matemática financeira:

• Principal ou Capital Inicial (P): O valor bruto que você vai investir inicialmente. No seu caso, P = 6500.
  • Taxa de Juros (i): O percentual de rendimento cobrado ou pago por período. Aqui ela é de 1% ao mês. Para usar na fórmula, transformamos a porcentagem em número decimal: i = 1 / 100 = 0,01.
  • Tempo ou Período (n): A duração do investimento. No seu cenário, n = 12 (meses). Nota importante: a taxa e o tempo devem estar sempre na mesma unidade de medida (ambos em meses).
  • Juros (J): O valor em dinheiro gerado pelo rendimento.
  • Montante ou Valor Final (M): A soma do dinheiro inicial com os juros acumulados.

2. Como é feito o cálculo dos juros simples e qual a sua fórmula?

No regime de juros simples, o percentual de rendimento é aplicado sempre sobre o valor inicial (o Capital), não importando quantos meses passem. O rendimento é fixo a cada mês.

As fórmulas lineares utilizadas são:

• Fórmula dos Juros: J = P * i * n
  • Fórmula do Valor Final (Montante): M = P + J

3. Explicação Passo a Passo

Passo 1: Encontrar o valor dos juros (J)
Multiplicamos o capital inicial pela taxa decimal e pelo número de meses:
J = 6500 * 0,01 * 12
J = 65 * 12
J = 780

Passo 2: Encontrar o valor final (M)
Somamos o capital inicial ao resultado dos juros obtidos:
M = 6500 + 780
M = 7280

Resumo dos Resultados Técnicos

• Resultado dos juros do investimento em valor: R$ 780,00
  • Valor final da aplicação: R$ 7.280,00

Como dica extra para a sua atuação como Analista de TI, se você quiser testar a confiabilidade do ChatGPT em lógica de programação matemática, experimente pedir para ele gerar essa mesma saída estruturada em formato de script Python ou JavaScript. Isso ajuda a validar o raciocínio computacional por trás da IA!

Espero que possa ter lhe ajudado!