Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Desafio: resolvendo um problema de lógica

Usei o prompt

“””Situação: Uma pessoa deseja investir R$ 6.500,00 em Renda Fixa a 1% de juros/mês por 12 meses.”””

O objetivo da pessoa é saber o valor final com juros incluso, no final do período de 12 meses.

Deseja saber como é feito o cálculo de juros simples.
Conhecer variáveis que podem afetar os juros simples no período.
Também o valor final do investimento com a os juros aplicados no período.

Como instrutor, explique sobre o investimento em Renda Fixa de Juros Simples e suas variáveis com os dados da situação. Responda o cálculo de Juros Simples, variáveis, valor total de juros no período e valor final em blocos separados.

Utilizando o mesmo prompt cinco vezes no GPT e cinco no Gemini, ambos foram melhorando (um pouco) a resposta. O GPT (Free) recomenda Juros Compostos, Tesouro Direto e CDBs e explica o calculo com mais detalhes. O Gemini (Raciocínio) foi melhor com as variáveis trazendo inflação, tributação e outros acrescentando ainda no valor final que não há descontos ou taxas no resultado.

2 respostas
solução!

Oi, Lucio! Muito bacana esse seu teste comparativo entre o ChatGPT e o Gemini.
​Como estou começando agora, achei genial você ter testado o mesmo prompt cinco vezes em cada uma. Isso mostra que a IA nem sempre entrega tudo de primeira e que a gente precisa 'lapidar' o resultado.
​O que achei mais interessante foi a sua observação sobre o Gemini trazer variáveis como inflação e tributação. No mundo dos investimentos, saber o valor final 'bruto' é importante, mas entender o valor 'líquido' (descontando taxas) é o que realmente faz a diferença para um Analista.
​Você acha que o fato de o ChatGPT ter sugerido Juros Compostos (mesmo você pedindo Simples) foi uma tentativa da IA de ser mais 'útil' para a realidade do mercado, ou você considera que ela fugiu um pouco do que foi solicitado no prompt?

Sim, acho que ele tentou ampliar a visão como investidor ou alertar que não seria há mais rentável. O GPT também citou CDBs e Renda Variável, não acho que ela tenha fugido, diria que o ChatGPT analisou a decisão, quanto o Gemini protegeu a decisão, gostei dos dois.