0
respostas

[Projeto] Desafio: resolvendo um problema de lógica.

Segue resolução do exercício proposto.
PROMPT Eu tenho R$ 6.500,00 e desejo investir durante doze meses em uma aplicação de renda fixa que rende 1% ao mês. Mas, antes de fazê-la, preciso saber quanto, de fato, essa aplicação irá me render ao final de um ano. Mais do que isso: explique-me detalhadamente como faço o cálculo desse rendimento, de forma que eu consiga replicá-lo para outras taxas e verificar se encontro outra aplicação mais rentável."
RESPOSTA
Investir em renda fixa com uma taxa de 1% ao mês é um excelente ponto de partida, especialmente porque essa taxa é considerada um referencial alto e atrativo no mercado brasileiro.

Para entender o rendimento final, não podemos simplesmente multiplicar 1% por 12. Como o rendimento é mensal, ocorre o efeito dos juros compostos (o famoso "juros sobre juros").

1. O Resultado da sua Aplicação
    Se você aplicar R$ 6.500,00 hoje, com uma taxa de 1% ao mês por 12 meses, o cenário ao final do período será:

Montante Total: R$ 7.324,36

Rendimento Bruto (Lucro): R$ 824,36

Nota Importante: Em aplicações de renda fixa (como CDBs ou Tesouro Direto), incide o Imposto de Renda sobre o lucro. Para 12 meses (360 dias), a alíquota é de 17,5%. O valor líquido, após impostos, seria aproximadamente R$ 7.180,10.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade