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[Projeto] Desafio: Primeiro planejamento de marketing

PLANEJAMENTO DE MARKETING: HQ INDIE

Projeto: HQ indie digital e serializada com atualizações mensais nas plataformas Tapas e Webtoon Canvas.

1.1 - Específica
Fazer a publicação online da HQ e construir uma comunidade de leitores e fãs nas duas plataformas de publicação e na rede social principal (Instagram).

1.2 - Mensurável

  • Atingir a marca de 100 leitores inscritos, distribuídos entre o Tapas e o Webtoon.
  • Atingir a marca de 1.000 seguidores no Instagram.
  • Fomentar o engajamento do público com o conteúdo do Instagram (especialmente na forma de comentários — sair dos likes silenciosos para pelo menos uma média de 10 comentários por publicação).

1.3 - Atribuível
Posts impulsionados nas redes sociais, priorizando Instagram, promovendo a HQ.

1.4 - Realista
De cada 100 seguidores de Instagram, converter 10 em seguidores inscritos do Tapas e/ou Webtoon.

1.5 - Temporal
Prazo estimado: 6 meses a partir do início das ações.

Pesquisa de Mercado

2.1 - Defina o público-alvo

  • Jovens e adultos brasileiros entre 15 a 30 anos com o hábito de leitura de quadrinhos, webcomics e mangás.
  • Entusiastas do cenário de quadrinhos nacionais independentes.
  • Fãs de cultura geek no geral (quadrinhos, filmes, séries e jogos).

2.2 - Ferramentas de pesquisa online
Realizar pesquisa de público através do Google Forms para traçar seu perfil, especialmente gênero, faixa etária e hábitos de leitura de quadrinhos (gêneros favoritos, plataformas preferenciais, consumo de mídias impressas, fonte de informações sobre novos títulos, etc).

2.3 - Análise das mídias sociais
Usando os insights do Instagram, entender quais tipos de postagens geram mais engajamento, redesenhando o calendário editorial para entregar mais postagens de sucesso e diminuir gradativamente os modelos de menos sucesso.

2.4 - Análise dos concorrentes (benchmarking)

  • Redes sociais de outros autores: os autores de quadrinhos nacionais de maior sucesso atual se promovem com igual relevância em relação à sua obra, mostrando seu rosto, compartilhando suas leituras e opiniões sobre o cenário nacional e sobre o processo de criação. Engajam diretamente com os seguidores, promovendo um senso de comunidade.
  • Visão de oportunidade: quando um tópico está trendando (notícias do mundo, uma música, uma mídia), o timing para entrar na onda é crítico, e se abordado com arte humorística tem muito mais chances do post expandir para além da bolha de seguidores.

Planejamento de conteúdo

3.1 - Canais de comunicação
Instagram (principal); TikTok.

3.2 - Calendário editorial
(Planejamento mensal)

  • Instagram: 3 postagens semanais com conteúdo alternando ilustrações, processo criativo, recriação de trends, teasers de novos capítulos e indicações de quadrinhos de terceiros.
  • TikTok: réplica do conteúdo em vídeo do Instagram.

3.3 - Busca de palavras-chave
HQ, HQ nacional, quadrinho nacional, quadrinho brasileiro, mangá nacional, webcomic nacional.

3.4 - Formato de conteúdo

  • Reel com timelapse de recorte de ilustração de página.
  • Post de ilustração ou sketch com áudio em alta relacionado a conteúdos geek, animações e música pop asiática - ex.: ‘Punkrocker’ de Teddybears em alta por conta do Superman 2025; ou ‘Golden’ em alta devido ao sucesso da animação Kpop Demon Hunters do Netflix;
  • Post carrossel sobre processos criativos e artísticos da HQ (criação de personagens, cenários ou worldbuilding).
  • Recriação de trends de arte e/ou humor.
  • Uma semana antes da publicação do novo capítulo, reel teaser do novo capítulo (compartilhado novamente na forma de story no dia da publicação).
  • Indicações mensais de quadrinhos (alternando nacionais e internacionais disponíveis por meios legais, dando prioridade às obras indies das plataformas Tapas e Webtoon).
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solução!

Oi, Estudante! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei do seu planejamento, está bem estruturado e cobre pontos importantes como definição de público, metas mensuráveis e análise de concorrência. Sua visão de oportunidade nas trends e o uso estratégico do Instagram mostram um bom domínio do cenário digital.

Continue assim! Seu projeto tem muito potencial.

Dica: para reforçar o engajamento no Instagram, experimente usar enquetes e caixas de perguntas nos stories. Isso ajuda a estimular respostas rápidas e cria conexão direta com o público.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!