PLANEJAMENTO DE MARKETING: HQ INDIE
Projeto: HQ indie digital e serializada com atualizações mensais nas plataformas Tapas e Webtoon Canvas.
1.1 - Específica
Fazer a publicação online da HQ e construir uma comunidade de leitores e fãs nas duas plataformas de publicação e na rede social principal (Instagram).
1.2 - Mensurável
- Atingir a marca de 100 leitores inscritos, distribuídos entre o Tapas e o Webtoon.
- Atingir a marca de 1.000 seguidores no Instagram.
- Fomentar o engajamento do público com o conteúdo do Instagram (especialmente na forma de comentários — sair dos likes silenciosos para pelo menos uma média de 10 comentários por publicação).
1.3 - Atribuível
Posts impulsionados nas redes sociais, priorizando Instagram, promovendo a HQ.
1.4 - Realista
De cada 100 seguidores de Instagram, converter 10 em seguidores inscritos do Tapas e/ou Webtoon.
1.5 - Temporal
Prazo estimado: 6 meses a partir do início das ações.
Pesquisa de Mercado
2.1 - Defina o público-alvo
- Jovens e adultos brasileiros entre 15 a 30 anos com o hábito de leitura de quadrinhos, webcomics e mangás.
- Entusiastas do cenário de quadrinhos nacionais independentes.
- Fãs de cultura geek no geral (quadrinhos, filmes, séries e jogos).
2.2 - Ferramentas de pesquisa online
Realizar pesquisa de público através do Google Forms para traçar seu perfil, especialmente gênero, faixa etária e hábitos de leitura de quadrinhos (gêneros favoritos, plataformas preferenciais, consumo de mídias impressas, fonte de informações sobre novos títulos, etc).
2.3 - Análise das mídias sociais
Usando os insights do Instagram, entender quais tipos de postagens geram mais engajamento, redesenhando o calendário editorial para entregar mais postagens de sucesso e diminuir gradativamente os modelos de menos sucesso.
2.4 - Análise dos concorrentes (benchmarking)
- Redes sociais de outros autores: os autores de quadrinhos nacionais de maior sucesso atual se promovem com igual relevância em relação à sua obra, mostrando seu rosto, compartilhando suas leituras e opiniões sobre o cenário nacional e sobre o processo de criação. Engajam diretamente com os seguidores, promovendo um senso de comunidade.
- Visão de oportunidade: quando um tópico está trendando (notícias do mundo, uma música, uma mídia), o timing para entrar na onda é crítico, e se abordado com arte humorística tem muito mais chances do post expandir para além da bolha de seguidores.
Planejamento de conteúdo
3.1 - Canais de comunicação
Instagram (principal); TikTok.
3.2 - Calendário editorial
(Planejamento mensal)
- Instagram: 3 postagens semanais com conteúdo alternando ilustrações, processo criativo, recriação de trends, teasers de novos capítulos e indicações de quadrinhos de terceiros.
- TikTok: réplica do conteúdo em vídeo do Instagram.
3.3 - Busca de palavras-chave
HQ, HQ nacional, quadrinho nacional, quadrinho brasileiro, mangá nacional, webcomic nacional.
3.4 - Formato de conteúdo
- Reel com timelapse de recorte de ilustração de página.
- Post de ilustração ou sketch com áudio em alta relacionado a conteúdos geek, animações e música pop asiática - ex.: ‘Punkrocker’ de Teddybears em alta por conta do Superman 2025; ou ‘Golden’ em alta devido ao sucesso da animação Kpop Demon Hunters do Netflix;
- Post carrossel sobre processos criativos e artísticos da HQ (criação de personagens, cenários ou worldbuilding).
- Recriação de trends de arte e/ou humor.
- Uma semana antes da publicação do novo capítulo, reel teaser do novo capítulo (compartilhado novamente na forma de story no dia da publicação).
- Indicações mensais de quadrinhos (alternando nacionais e internacionais disponíveis por meios legais, dando prioridade às obras indies das plataformas Tapas e Webtoon).