Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Desafio lógica de programação, Adaptação ao código

Tentei adaptar o código pra fazer mais sentido, fazendo obrigatório o preenchimento de todos os campos, e ultilizando a variável '"saldoDisponivel"; funcionou, pórem não sei dizer se é a forma mais correta de se fazer já que eu ultilizei apenas a minha lógica. Estou aberto a receber conselhos ou comentários

(Estou atualizando conforme avanço na trilha de lógica de programação)

alert ('Boas vindas ao nosso site');

let nome = ('lua');
let idade = 25;
let NumeroDeVendas = 50;
let saldoDisponivel = 1000;

nome = prompt ("Digite seu nome");
idade = prompt ('Digite sua idade');
saldoDisponivel = prompt ('Digite seu saldo disponivel');

if (nome, idade, NumeroDeVendas, saldoDisponivel == ('')){
    alert('Erro! Preencha todos os campos')
}else{
    if (idade >= 18 && saldoDisponivel >= 500){
         alert(`Parábens ${nome}! você pode Tirar a sua Habilitação`)
    }else {
        alert('Você ainda é muito novo(a) pra tirar a habilitação, ou não tem saldo suficiente')
    };    
};
2 respostas
solução!

Olá Kayke! Como vai?

Que legal que você está se aventurando e adaptando o código! Vamos dar uma olhada no que você fez e ver como podemos melhorar.

Primeiro, notei que na condição do if onde você verifica se todos os campos estão preenchidos, você usou a expressão if (nome, idade, NumeroDeVendas, saldoDisponivel == ('')). Essa expressão não está verificando corretamente se todos os campos estão vazios. Em JavaScript, para verificar múltiplas condições, você deve usar operadores lógicos como && (e) ou || (ou). No seu caso, você quer verificar se algum dos campos está vazio, então o correto seria algo assim:

if (nome === '' || idade === '' || saldoDisponivel === '') {
    alert('Erro! Preencha todos os campos');
} else {
    // continua com suas outras verificações
}

Além disso, percebi que você está comparando saldoDisponivel como se fosse um número, mas ele está sendo capturado como string pelo prompt. Para garantir que você está lidando com um número, é uma boa prática converter a entrada do usuário para um número usando parseInt() ou Number(), assim:

idade = parseInt(prompt('Digite sua idade'));
saldoDisponivel = parseFloat(prompt('Digite seu saldo disponível'));

Dessa forma, você garante que está trabalhando com números nas comparações.

Espero que essas dicas ajudem a tornar seu código mais robusto e alinhado com as boas práticas de programação. Continue explorando e ajustando seu código, é assim que se aprende!

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Olá Armano, obrigado por responder e me dar dicas sobre o código, já estou aplicando a maioria dela nos meus projetos recentes; muito bom contar com o apoio do time da Alura.