1
resposta

[Projeto] Desafio: Learning Canvas.

Para contextualizar, no meu trabalho sou responsável por executar a gestão de contratos, e parte dessas responsabilidades inclui a criação de pedidos de compras para desembolso contratual. Isso pode ser feito de duas maneiras — ou por duas contas, por assim dizer: uma conta desembolsa os serviços classificados como custeio (que são manutenções em geral) e outra é responsável por arcar com o desembolso de investimento (todo serviço que agrega valor ao patrimônio da empresa).
A fiscalização desses serviços, no entanto, fica a cargo dos fiscais de campo. Estes, por sua vez, acabam cometendo muitos erros na classificação dos serviços, o que gera bastante transtorno na hora do fechamento da medição, podendo resultar em dias perdidos nesse 'retrabalho'. Resolvi aplicar esse desafio nesse contexto com o intuito de conseguir visualizar o problema de maneira mais ampla e traçar, de fato, uma estratégia que me permita diminuir e até mesmo erradicar esse problema. Dito isso, segue a estruturação do desafio.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Excelente aplicação do Learning Canvas, Luiz! É muito legal ver como você tirou o conceito do curso e aplicou diretamente em uma dor real do seu trabalho. O problema de classificação entre Custeio e Investimento é um desafio clássico de gestão, e o 'retrabalho' realmente consome muita energia da equipe.

O que achei mais interessante na sua abordagem:
Foco no Problema: Você identificou que o erro está na ponta (fiscais de campo) e quer usar o aprendizado para criar uma solução estratégica.
Como estou começando agora, fiquei curiosa, você pretende criar algum guia ou chatbot de apoio para esses fiscais? Se tiver algum modelo de como estruturou essa lógica (sem precisar expor dados da empresa, claro), seria muito legal para a gente aprender com o seu caso real!
Parabéns pela iniciativa!