Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado. Dicas: Para gerar um número aleatório em Java: new Random().nextInt(100); Utilize o Scanner para obter os dados do usuário; Utilize uma variável para contar as tentativas; Utilize um loop para controlar as tentativas; Utilize a instrução break; para interromper o loop.
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class DesafioJogoAdvinhacao {
public static void main(String[] args) {
int tentativas = 0;
Scanner leitura= new Scanner(System.in);
int numGerado = new Random().nextInt(100);
tentativas = 0;
int numeroDigitado = 0;
while (tentativas < 6) {
System.out.print("Digite um número entre 0 e 100: ");
numeroDigitado = leitura.nextInt();
tentativas++;
if (numeroDigitado == numGerado) {
System.out.println("Parabéns, você acertou o número em " + tentativas + " tentativas!");
break;
} else if (numeroDigitado < numGerado) {
System.out.println("O número digitado é menor que o número gerado.");
} else {
System.out.println("O número digitado é maior que o número gerado.");
}
}
if (tentativas == 6 && numeroDigitado != numGerado) {
System.out.println("Você não conseguiu acertar o número em 06 tentativas. O número era: " + numGerado);
}
}
}