import java.util.Random; import java.util.Scanner;
/* Agora é com você! Pratique os conceitos que foram ensinados ao longo dessa aula com o seguinte desafio: Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.
Dicas:
Para gerar um número aleatório em Java: new Random().nextInt(100); Utilize o Scanner para obter os dados do usuário; Utilize uma variável para contar as tentativas; Utilize um loop para controlar as tentativas; Utilize a instrução break; para interromper o loop. */ public class JogoDeAdvinhacao { public static void main(String[] args) {
int numeroSecreto = new Random().nextInt(100);
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
int contadorDeTentativas = 0;
int numeroInformado = 0;
for (int i = 0; i < 5; i++) {
System.out.println("Digite um número entre 0 e 100 para tentar advinhar o número secreto = ");
numeroInformado = scanner.nextInt();
if (numeroInformado == numeroSecreto){
System.out.println("Parabéns, você acertou o número secreto = " + numeroSecreto);
break;
}else {
System.out.println("Você errou, tente novamente");
contadorDeTentativas++;
if (numeroSecreto > numeroInformado){
System.out.println("O número secreto é maior que o informado");
}else {
System.out.println("O número secreto é menor que o informado");
}
}
}
}
}