Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Desafio: hora da prática (POO)

Crie uma classe Pessoa com um método que exibe "Olá, mundo!" no console.

public class Pessoa {
    void saudacao(){
        System.out.println("Olá, mundo!");
    }
}
public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        Pessoa pessoa1 = new Pessoa();
        pessoa1.saudacao();
    }
}

Crie uma classe Calculadora com um método que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.

public class Calculadora {
    int retornaDobro(int numero){
        return numero * 2;
    }
}
public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        Calculadora calculadora = new Calculadora();
        System.out.println(calculadora.retornaDobro(5));
    }
}

Crie uma classe Musica com atributos titulo, artista, anoLancamento, avaliacao e numAvaliacoes, e métodos para exibir a ficha técnica, avaliar a música e calcular a média de avaliações.

public class Musica {
    String titulo;
    String artista;
    int anoLancamento;
    double avaliacao;
    int numAvaliacoes;

    void fichaTecnica(){
        String ficha = """
                -------------------------------------------------
                Nome da música: %s
                Artista: %s
                Ano de Lançamento: %d
                -------------------------------------------------
                """.formatted(titulo, artista, anoLancamento);

        System.out.println(ficha);
    }

    void avaliaMusica(double nota){
        avaliacao += nota;
        numAvaliacoes++;
    }

    double retornaMedia(){
        return avaliacao / numAvaliacoes;
    }

}
public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        Musica musica = new Musica();
        musica.titulo = "Iris";
        musica.artista = "Goo Goo Dolls";
        musica.anoLancamento = 1998;

        musica.fichaTecnica();

        musica.avaliaMusica(7.5);
        musica.avaliaMusica(9);
        musica.avaliaMusica(9.5);

        System.out.println("Soma das avaliações: " + musica.avaliacao);
        System.out.println("Total de avaliações: " + musica.numAvaliacoes);

        System.out.println("Média: " + musica.retornaMedia());

    }
}

Crie uma classe Carro com atributos modelo, ano, cor e métodos para exibir a ficha técnica e calcular a idade do carro.

public class Carro {
    String modelo;
    int ano;
    String cor;

    void fichaTecnica(){
        String ficha = """
                ------------------
                Modelo: %s
                Ano: %d
                Cor: %s
                ------------------
                """.formatted(modelo, ano, cor);

        System.out.println(ficha);
    }

     int calculaidade(int anoAtual){
        return anoAtual - ano;
     }
     
}
public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        Carro carro = new Carro();
        carro.modelo = "Hyundai HB20";
        carro.ano = 2023;
        carro.cor = "Prata";

        carro.fichaTecnica();
        System.out.println("Idade do carro: " + carro.calculaidade(2025));


    }
}

Crie uma classe Aluno com atributos nome, idade, e um método para exibir informações. Crie uma instância da classe Aluno, atribua valores aos seus atributos e utilize o método para exibir as informações.

public class Aluno {
    String nome;
    int idade;

    void exibeInformacoes(){
        String ficha = """
                --------------
                Nome: %s
                Idade: %d
                --------------
                """.formatted(nome,idade);

        System.out.println(ficha);
    }
}
public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        Aluno aluno = new Aluno();
        aluno.nome = "João";
        aluno.idade = 18;

        aluno.exibeInformacoes();
    }
}

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Oi, Aline! Como vai?

Você estruturou muito bem as classes e os métodos, demonstrando domínio dos conceitos de Orientação a Objetos. As implementações mostram uma boa separação de responsabilidades e uso adequado dos atributos e métodos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!