Exercicio 1
import java.util.ArrayList;
public class Main { public static void main(String[] args) {
// Cria uma lista ArrayList do tipo String para armazenar nomes de linguagens de programação
ArrayList<String> listaStrings = new ArrayList<>();
// Adiciona elementos (nomes de linguagens) à lista
listaStrings.add("Java");
listaStrings.add("C++");
listaStrings.add("Python");
System.out.println("****Linguagens de Programação:****");
// Itera sobre cada elemento da lista
for (String elemento : listaStrings) {
System.out.println(elemento);
}
}
}
Exercicio 2
// Classe Animal, que será a superclasse
public class Animal {
// Método comum a todos os animais
public void som() {
System.out.println("O animal faz um som.");
}
}
// Classe Cachorro que herda de Animal
public class Cachorro extends Animal {
// Sobrescreve o método som da classe Animal
@Override
public void som() {
System.out.println("O cachorro faz au au!");
}
// Método específico da classe Cachorro
public void correr() {
System.out.println("O cachorro está correndo.");
}
}
public class principal { public static void main(String[] args) {
// Cria um objeto do tipo Cachorro
Cachorro cachorro = new Cachorro();
// Chama o método som da classe Cachorro
cachorro.som(); // Saída: O cachorro faz au au!
// Faz o casting do objeto Cachorro para o tipo Animal
Animal animal = (Animal) cachorro;
// Agora podemos chamar métodos da classe Animal, mas não os específicos de Cachorro
animal.som(); // Saída: O cachorro faz au au!
// O método correr() não pode ser chamado diretamente no objeto do tipo Animal
// animal.correr(); // Isso causaria erro de compilação, pois 'correr' é específico de Cachorro
}
}
Exercicio 3
class Animal { // propriedades e métodos comuns }
class Cachorro extends Animal { // propriedades e métodos do cachorro }
public class Main { public static void main(String[] args) {
Animal animal = new Cachorro();
if (animal instanceof Cachorro) {
Cachorro cachorro = (Cachorro) animal;
// Agora você pode usar o objeto 'cachorro' como um Cachorro.
} else {
System.out.println("O objeto não é um Cachorro.");
}
}
}
Exercicio 4
public class Produto {
private String nome; // Nome do produto
private double preco; // Preço do produto
// Construtor da classe Produto
public Produto(String nome, double preco) {
this.nome = nome;
this.preco = preco;
}
// Getter para o nome do produto
public String getNome() {
return nome;
}
// Getter para o preço do produto
public double getPreco() {
return preco;
}
// Método para exibir as informações do produto
public void exibirInformacoes() {
System.out.println("Nome: " + nome + " | Preço: " + preco);
}
// Método que calcula o preço médio dos produtos em uma lista
public static double calcularPrecoMedio(ArrayList<Produto> produtos) {
double somaPrecos = 0.0;
int quantidadeProdutos = produtos.size();
// Loop para somar os preços dos produtos
for (Produto produto : produtos) {
somaPrecos += produto.getPreco();
}
// Retorna o preço médio
return somaPrecos / quantidadeProdutos;
}
}
public class Principal { public static void main(String[] args) {
// Criando objetos de Produto
Produto produto1 = new Produto("Camiseta", 49.99);
Produto produto2 = new Produto("Calça Jeans", 89.90);
Produto produto3 = new Produto("Tênis", 199.99);
Produto produto4 = new Produto("Boné", 29.90);
// Criando uma lista de produtos
ArrayList<Produto> produtos = new ArrayList<>();
produtos.add(produto1);
produtos.add(produto2);
produtos.add(produto3);
produtos.add(produto4);
// Calculando o preço médio utilizando o método
double precoMedio = calcularPrecoMedio(produtos);
// Imprimindo o preço médio
System.out.println("Preço médio dos produtos: " + precoMedio);
}
}