1
resposta

[Projeto] Desafio: hora da prática

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Tive um pouco de dificuldade de realizar as quebras de linha, código que utiliza mais de uma linha, mas a IA do próprio Google Colab me auxiliou muito bem.
Sou totalmente leiga em assuntos de programação, mas estou achando muito legal!

1 resposta

Olá, Luciene. Como vai?

Seja muitíssimo bem-vinda ao mundo da programação! É uma satisfação enorme ver o seu primeiro projeto funcionando. Para quem está começando do zero e se considera "leiga", você se saiu incrivelmente bem. Tirar os códigos do papel e ver o resultado aparecendo na tela é uma sensação maravilhosa, não é?

Olhando para o seu print, suas resoluções estão perfeitas! Gostaria de destacar a sua facilidade em resolver os desafios de forma muito limpa.

O "Pulo do Gato" que você usou com a IA

Você mencionou que teve dificuldade com as quebras de linha, mas a solução que a IA do Colab te sugeriu foi excelente: o uso das aspas triplas (''').

Esse é um recurso nativo do Python muito elegante chamado Multi-line String (Texto de múltiplas linhas). Em vez de você precisar digitar vários comandos print() separados ou usar códigos confusos como o \n para pular linhas, as aspas triplas dizem ao Python: "Copie a formatação desse texto exatamente do jeito que eu quebrei as linhas no meu teclado". Você aplicou isso perfeitamente no bloco do seu nome e sobrenome!

Uma dica de "Python Pro" para o seu aprendizado

Reparei que nas duas últimas células você separou os dados usando a vírgula, assim:

print(9, 'abril', 1995)
print('Ano atual:', 2026)

Essa é uma excelente prática no Python! Quando passamos várias informações separadas por vírgulas dentro do print(), o Python faz duas coisas automáticas muito inteligentes para nós:

1. Ele identifica o que é texto ('abril') e o que é número puro (1995 ou 2026).
  2. Ele adiciona um espaço em branco entre eles na hora de mostrar o resultado, deixando a saída organizada e sem emendas.

Você começou com o pé direito, demonstrando curiosidade e usando a Inteligência Artificial como uma verdadeira copiloto de estudos. Esse é o caminho exato para evoluir rápido!

Espero que possa ter lhe ajudado! Sabendo que você gostou desse truque das aspas triplas para pular linhas, ficou alguma dúvida sobre como os números e os textos se misturam dentro do print()?